Lindolfo Raasch decide ainda jovem aprender a consertar instrumentos musicais e, assim, também aprende a tocá-los. Com o tempo, tornou-se reconhecido pela arte de consertar e afinar a concertina, instrumento pomerano tradicional. Dessa forma, ele contribui ainda para a valorização da cultura de tocar o instrumento, hoje resgatada nos festivais que acontecem em todo o estado.
Ficha Técnica
Roteiro e direção: Tânia Regina Ohnesorge Dumer
Produção: Tânia Regina Ohnesorge Dumer, Gabriela Nogueira e Edson Germano Dumer
Imagens: Nildo Neves e Orlando Farya
Edição: Orlando Farya
Som: Greco Nogueira
Trilha sonora original: Lindolfo Raasch
Conheça Vila Valério: Fundação: 1994 / Localização: Noroeste do Estado, a 146km de Vitória / 13.830 habitantes / 464 km2 / Gentílico: vila-valense
Economia: O município é considerado o maior produtor de café conilon do mundo, sendo esse produto sua principal fonte econômica.
História: Surgiu a partir do loteamento realizado em 1943 por uma companhia polonesa, sob chefia do engenheiro polonês Esteves Bonislau Rochisk. O município foi criado em 1994, desmembrado de São Gabriel da Palha, e com parte do distrito de São Jorge da Barra Seca, pertencente a Linhares.
Origem do Nome: O nome da cidade é uma homenagem ao primeiro médico que ali trabalhou, conhecido como Valério (que também era polonês).
Festas: Em junho acontece a Festa do Café, período seguinte ao término da panha do café. Em agosto também acontece a Festa do Coco, com comidas típicas, campeonato de maior cacho de coco e desfile da rainha do coco.
Turismo: A cidade atrai apaixonados pelo vôo livre por conta da Rampa do Veim, local ideal para campeonatos de parapente durante todo o ano.
Artesanato: O artesanato a partir do coco tem produzido roupas, calçados, bolsas e bijuterias.
Nasceu em 1978 Formada em Serviço Social Assistente Social, projetista e consultora rural