Revelando os Brasis | Robson Messias Lucas

EDIÇÃO - Ano VI

A GUERREIRA GAVIÃO

Ficção - Bom Jesus do Tocantins - PA


Roteiro, produção e direção: Robson Messias

Diretora de fotografia: Ana Rezende

Técnico de som: Jussimar Teixeira

Editora: Márcia Medeiros, edt.

Assistente de edição: Felipe Gabriel

Assistente de produção: José André Santos

Elenco: Jõpryprãmre Atarkwyiti Akrôiarere, Jõprãmre Rãrãkre Jõkumti Parkatêjê, Luciano Nascimento, Tajapyre Tyireakrôtyi, Carmosa Leal, Hélio Borges

Fotógrafos still: Gustavo Louzada e Jõprykatyre Sales Jõkantytyre

Colorista: Elieser Jairo

Editor de áudio e mixagem: Bernardo Gebara

Música: Edilson Beri

Arte do título: Estúdio Rogério Costa

Imagens de drone: Gerson Junior

 

Ficção: Após sonhos que se repetem, uma jovem decide buscar a verdade sobre o passado.

 

“Como de costumes dos índios Gavião, os homens saem para caçar e as mulheres vão buscar lenha para fazer a comida. Aproximadamente umas oito índias resolveram buscar lenha pelas redondezas da aldeia, que fica próxima a BR 222. Uma dessa índia estava já em dias de dar a luz, e, já meio cansada da caminhada, ficava cada vez mais para trás do grupo”.

 

Conheça Bom Jesus do Tocantins: Fundação: 10 de maio de 1962 / Localização: Sudeste paraense, a 450 km de Belém / 15.298 habitantes / 2.816,616 km²

 

História: A história de Bom Jesus do Tocantins está relacionada com a do município que lhe deu origem: São João do Araguaia. Por volta de 1960, devido à inexistência da rodovia estadual PA-70 (atual BR-222) e, também, quando a oferta de terras devolutas era muito restrita, poucas pessoas tinham acesso à região. Segundo a memória social local, foi o maranhense Adão Alvino de Souza em 1962, quem primeiro se estabeleceu em terras do já formado município de São João do Araguaia, onde iniciou uma roça.

 

Plebiscito: A emancipação político-administrativa e econômica tornava-se cada vez mais inevitável, em função do difícil acesso ao município-mãe, longe cerca de 150 km, que impedia o povoado de receber apoio regular e necessário ao seu desenvolvimento. Assim, foi feito o plebiscito com um resultado de praticamente 100 % dos votos favorável para transformação em município.

Origem do Nome: A denominação Bom Jesus surgiu a partir das ideias de moradores mais antigos, que consideravam ser este um nome significativo, pois é o nome do filho de Deus.

Aldeia Parkartejê: Em Bom Jesus há uma importante população de indígenas localizado na Reserva Mãe Maria, às margens da BR-222. A Terra Indígena é de usufruto dos povos indígenas dos grupos Gavião do Oeste e Gavião da Montanha. Foi homologada em 20 de agosto de 1986 com uma área de 62.488 hectares.

O AUTOR

Robson Messias Lucas

Bom Jesus do Tocantins - Pará

Nasceu em 1970. Ensino Médio. Artesão.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube