Revelando os Brasis | Revelando os Brasis mobiliza Aldeia Parkatejê para gravação de filme

EDIÇÃO - Ano VI

Revelando os Brasis mobiliza Aldeia Parkatejê para gravação de filme

“Eu que nunca imaginei produzir qualquer coisa semelhante a um filme, passar por uma experiência dessa é o máximo. De repente, tudo aquilo que eu tinha imaginado, que estava escrito no roteiro, se tornou realidade nas cenas gravadas”. Com esse depoimento emocionado, Robson Messias Lucas, morador de Bom Jesus do Tocantins (PA), descreve a sensação de gravar seu primeiro filme. Entre os dias 25 e 29 de novembro, Robson conduziu as gravações de “A Guerreira Gavião”, história selecionada pela sexta edição do Revelando os Brasis.

A Aldeia Parkatejê, localizada dentro da Reserva Mãe Maria, foi um dos principais cenários do filme. A população indígena, da etnia Gavião, protagonizou diversas cenas: “a aldeia abraçou a causa. Ensaiaram incansavelmente em cada cena, para sair tudo perfeito”, conta Robson.

A cidade de Bom Jesus também se tornou set de filmagem. “Acho que o maior desafio foi convencer a comunidade a participar. No início, eles ficaram um pouco descrentes, sem entender bem como faríamos um filme na cidade. Mas as pessoas acabaram se envolvendo de fato na produção e tivemos mais de 100 pessoas participando durante as gravações”, relata o diretor.

“A Guerreira Gavião” é uma ficção que vai mostrar a história de uma índia recém-nascida que foi roubada de sua mãe e criada na cidade, e o retorno dela, anos depois, para a Aldeia.

Fotos: Gustavo Louzada

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube