O Revelando os Brasis começa o novo ano com mais uma conquista: o registro dos filmes e dos principais momentos da quarta edição em um Box. Com o objetivo de multiplicar o acesso às obras e fortalecer a inclusão audiovisual, a caixa com sete DVDs será distribuída para cinematecas, cineclubes, museus, escolas de audiovisual, ONGs, pontões e pontos de cultura, universidades, cineastas, educadores, produtoras de cinema e TVs, entre grupos e organizações.
A caixa é integrada por sete DVDs. Seis deles são compostos pelos 40 documentários e ficções distribuídos em cada disco conforme a temática do vídeo: Lugares, Personas, Ofícios, Memória, Imaginário e Ficções. O sétimo DVD traz um rico material extra com cenas das oficinas audiovisuais no Rio de Janeiro, do Circuito de Exibição nas Cidades, depoimentos e fotos, além do Programa Raio X Petrobras – que revela os bastidores do projeto ao acompanhar a participação de uma das autoras selecionadas – e um fragmento do longa-metragem “Interiores”, documentário sobre o Revelando os Brasis.
A distribuição dos filmes integra uma nova etapa de difusão do projeto que inclui ainda a exibição dos filmes em mostras e festivais realizados no Brasil e no exterior. Quem acessar o site (www.revelandoosbrasis.com.br) do projeto poderá conferir os extras do Box e cenas inéditas da quarta edição.
Relembre o projeto – Desde o lançamento, em 2004, o Revelando os Brasis produziu 160 vídeos, com roteiro, produção e direção de moradores de municípios com até 20 mil habitantes, que registram personagens populares, tradições e histórias das pequenas cidades brasileiras. O projeto começa com um concurso de histórias e os autores selecionados se reúnem, no Rio de Janeiro, para estudar a linguagem e as técnicas audiovisuais com profissionais renomados do cinema brasileiro.
Na etapa seguinte, os realizadores retornam às suas cidades para a gravação dos 40 filmes com o acompanhamento de produtoras regionais contratadas pelo projeto e com a participação de moradores interessados na experiência audiovisual. Artistas locais, amigos, familiares e vizinhos ocupam funções artísticas, técnicas e de apoio nas gravações. Os 40 vídeos integram, na etapa seguinte, um circuito de exibição itinerante em espaços abertos e gratuitos pelas cidades envolvidas e nas capitais dos estados participantes. Depois vem o lançamento dos vídeos no Box e a exibição em mostras e festivais.