A caravana sul do Revelando os Brasis V desbravou os Caminhos do Contestado, no Planalto Norte Catarinense, cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado.
A pequena cidade de Irineópolis, selecionada pela quinta edição do projeto, integra a região junto com os municípios de Porto União, Itaiópolis, Matos Costa, Mafra, Calmon, Canoinhas, Três Barras, Timbó Grande, Monte Castelo e Papanduva. Diferentes etnias marcam a cultura, a gastronomia e a arquitetura da região abraçada por pequenas comunidades colonizadas por alemães, italianos, ucranianos, poloneses e suíços.
Dona de um jeito tranquilo e bonito de interior, Irineópolis é formada por belas várzeas e planaltos. Diversos pontos distribuídos pelo interior do município guardam lembranças de batalhas da Guerra do Contestado (1912-1916), como o Morro da Maria Rosa e a Gruta do Monge João Maria.
No centro da cidade, na Rua Amazonas, encontra-se a Fonte Camayné, fonte de água mineral alcalina bicarbonatada, descoberta na década de 30. Está localizada na Estância Hidromineral Águas de Valões, um ambiente agradável e inesquecível que oferece hospedagem, lazer e acesso a uma beleza natural encantadora.
O Circuito agora segue seu caminho para a capital catarinense. Hoje, às 18h20, será realizada a sessão de cinema no Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – Campus Reitor João David Ferreira Lima – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).