Revelando os Brasis | OFÍCIOS BRASIL AFORA

EDIÇÃO - Ano IV

OFÍCIOS BRASIL AFORA

Muitos lugares tornam-se conhecidos por sua vocação econômica. Nas pequenas cidades, a economia local normalmente é um traço marcante da vida em comunidade e define a atividade profissional dos moradores. O tema “Ofícios” está presente em um dos DVDs que compõem a coletânea de histórias da quarta edição do Revelando os Brasis. A caixa de DVDs, que está sendo distribuída gratuitamente para organizações culturais e educacionais de todo o país, reúne os 40 documentários e ficções produzidos nesta edição do projeto. 
 
Um dos documentários do DVD Ofícios conta a história de D. Nunes, moradora da comunidade Vila Diamante, no assentamento Diamante Negro/Jutay, em Igarapé do Meio, Maranhão. A quebradeira de coco de babaçu conta como é a vida das mulheres que encontram nessa atividade a renda para a sobrevivência de suas famílias. O filme “Quebradeira” tem roteiro, produção e direção do estudante de Ciências Agrárias Osman Silvino.
 
Um pedaço da Suíça no Brasil, onde boa parte da população se dedica à arte de esculpir madeiras. O curta “Vida em Troncos“, de Keila Zanato, mostra essa realidade vivida em Treze Tílias, Santa Catarina. A cidade é conhecida como capital catarinense da escultura em madeira e reúne artistas de variadas idades no ofício de talhar, lixar e dar forma a pedaços de troncos e galhos. 
 
O Homem, a Pedra e a Lida” também integra o DVD. O vídeo mostra os aspectos cotidianos da cidade mineira de Papagaios, maior produtora de ardósia do país, que vive basicamente da extração e do beneficiamento da pedra. A direção do vídeo é do escultor Eduardo Ramon Lobato. 
 
De Minas Gerais, o DVD Ofícios voa para mostrar uma história baiana. “O Voo do Caçador” acompanha Josafá, menino que cresceu caçando passarinhos com estilingues nas matas da cidade de Boa Nova, virou o melhor caçador da região e, com a chegada de uma ONG ambientalista e a descoberta de uma espécie rara, se transformou em observador de aves e defensor da natureza. A arte-educadora Cibele de Sá é responsável pelo roteiro, produção e direção da obra. 
 
Em uma praia da Paraíba, moradores de uma vila pesqueira têm como tradição a divisão dos peixes, para nunca faltar nada para nenhuma das famílias. Para conseguir sua parte, no entanto, é preciso “tocar um baixo”. O costume é mostrado no documentário “Tocando um Baixo” foi gravado no município de Conde e é dirigido pela pescadora Katiane dos Anjos.  
 
A música também está presente no DVD Ofícios. “Do Violão Quebrado ao Ponto de Cultura Trabalharte” mostra a história do lutier Renato Casara, que inseriu a arte de fazer instrumentos no cotidiano da cidade de João Neiva (ES). O trabalho social, que começou com poucos alunos, hoje envolve centenas de pessoas da região. O artesão Robson Vésper é o diretor do documentário. 
 
Uma viagem pela Amazônia profunda nos leva à Santa Isabel do Rio Negro, no extremo norte do país. Lá, na comunidade de Campina do Rio Preto, a extração e a manufatura da piaçava são a base econômica e uma tradição. Além das vassouras, a piaçava é utilizada para produção de artesanato na região. Quem mostra essa história é Regiandro Albuquerque Goes, diretor de “Piaçaba (Piaçava)“. 
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube