Revelando os Brasis | O QUE REVELAM AS FICÇÕES DA QUARTA EDIÇÃO

EDIÇÃO - Ano IV

O QUE REVELAM AS FICÇÕES DA QUARTA EDIÇÃO

Era uma vez uma menina de cinco anos que adorava se misturar aos bichos do quintal. Até que um dia, a garota se envolveu em uma encrenca com uma galinha. Com roteiro, produção e direção da professora Denízia Moresqui, “A Galinha ou Eu!” é uma ficção inspirada nas lembranças de infância da diretora, na pequena cidade de Itambé, no Paraná. O filme é uma das histórias que integram o DVD Ficções da caixa do Revelando os Brasis IV.
 
Além do vídeo paranaense, o DVD reúne mais seis curtas. A pedagoga e educadora Dircélia Aparecida Senff Nicoluzzi, de Irineópolis, em Santa Catarina, também se baseou em lembranças da infância para montar seu roteiro. No vídeo “Tamanca de Madeira”, ela conta como era o cotidiano duro e digno do seu avô, o Caboclo Marcílio, empregado da Olaria, homem simples e dedicado ao trabalho.
 
Outro vídeo baseado em uma história real foi realizado pela professora Gladis Helena Wolff, de Gaurama, Rio Grande do Sul. Mestre em História Regional, a diretora utilizou os relatos deixados pelo imigrante alemão Paulo Carlos Moron – que chegou ao Brasil com a família aos 8 anos de idade, no ano de 1912 – para contar a trajetória da formação do primeiro grupo musical do norte gaúcho. A obra recebeu o nome “Partituras do Tempo”.
 
A vida do erveiro, o trabalhador que vive da colheita da erva-mate, se transformou em roteiro para a produção do vídeo “Doce Amargo”, do diretor Vanderlei Silva, policial militar morador da pequena cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. O vídeo catarinense resgata o cotidiano simples de um trabalhador e seus valores familiares ao mesmo tempo em que relata o desejo do erveiro Balduíno de realizar o sonho da filha: ganhar uma bicicleta.
 
Outra ficção mostra como Gregório mudou o seu destino de carvoeiro explorado, numa pequena cidade do Centro-Oeste, em artesão de renome internacional. “A Saga de um Carvoeiro” tem roteiro, produção e direção da educadora social Lucia Regina Alves Pereira, de Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul.
 
O DVD Ficções também conta outra história de superação. O vídeo relata como o garoto Izaías rompe a descrença e a exploração do pai, no isolamento do lugar onde vive, para tornar-se cineasta. “O Mundo é Pequeno” apresenta roteiro, produção e direção do estudante de Produção Audiovisual e Cinema, Frederico Lacerda, morador de Recreio, Minas Gerais.
 
Também vem de Minas Gerais a história da professora e servidora pública Rosilda Amorim. Moradora de Ibiracatu, a diretora criou a ficção “Ô Casamento” para contar a divertida história de Zé Seboso, o mineiro que tratou casar com a filha mais nova e formosa de um rico fazendeiro, mas acabou tendo que assumir o matrimônio com a filha mais velha, por causa de tradições familiares.
 
O Box Revelando os Brasis Ano IV contém sete DVDs. Seis deles apresentam os vídeos produzidos na quarta edição do projeto, distribuídos de acordo com a temática, além do making of de cada obra. A caixa é composta pelos seguintes DVDs: Ficções, Memória, Lugares, Ofícios, Personas e Imaginário. O último disco traz extras, como o making of do Circuito de Exibição nas Cidades e fotos.
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube