Revelando os Brasis | Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, vive dias de cinema no Revelando os Brasis

EDIÇÃO - Ano VI

Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, vive dias de cinema no Revelando os Brasis

De quarta-feira (dia 29) a sábado (02/12), a cidade será o cenário do filme “Um Lugar na Memória”. Dirigido por Cesar Luís Theis, morador de Guarujá do Sul, o filme integra a sexta edição do Revelando os Brasis.

 

A relação entre os avós e Tito, seu neto de 12 anos que descobre estar ficando cego, numa pequena cidade do extremo oeste catarinense, vai ganhar as telas do cinema a partir de quarta-feira (29/11). “Um Lugar na Memória”, dirigido por Cesar Luis Theis, começa a ser gravado em Guarujá do Sul.  O filme integra a sexta edição do Revelando os Brasis, e as gravações seguem até dia 02/12 (sábado). “A história é uma ficção que baseada em memórias de infância e de histórias de amigos. O foco são as relações e tradições familiares que se enlaçam com a vida cotidiana e a cultura na região extremo oteste catarinense”, conta Cesar.

Como o filme trará cenas de passagens da memória do personagem principal, um desafio da produção foi reconstruir cenários de época. “Encontrei pessoas que colecionam objetos antigos e foi muito bacana, com ajuda deles foi possível compor a cenografia e o figurino. Conseguimos até mesmo peças que não imaginava encontrar preservadas”, relata o diretor.

Para as gravações, Cesar Theis mobilizou moradores de Guarujá do Sul para trabalharem na produção e como atores. Professor de história da Escola  estadual EEB Antenor Nascentes, o diretor envolveu os alunos na produção e já está despertando neles a vontade de fazer cinema: “Temos uma cena que os alunos da escola onde trabalho vão participar, eles estão bem empolgados. Já estamos pensando em um projeto para produzir outros filmes a partir do próximo ano”, conta.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

Veja fotos de Cesar Luís Theis durante a Oficina de Realização Audiovisual do Revelando os Brasis Ano VI:

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube