Revelando os Brasis | EDIÇÃO DE SOM E MONTAGEM SÃO TEMAS DE MAIS OFICINAS

EDIÇÃO - Ano IV

EDIÇÃO DE SOM E MONTAGEM SÃO TEMAS DE MAIS OFICINAS

Entre quarta e quinta-feira, os 40 selecionados para essa edição do Revelando os Brasis tiveram aulas focadas em aspectos técnicos ligados à pós-produção de um filme: a montagem e a edição de som. As aulas ajudaram muito os alunos a se familiarizarem com novas questões técnicas que terão de encarar em seus próprios projetos.

À frente das aulas de montagem estavam Luiz Castro (ficção) e Márcia Medeiros (documentário), que trouxeram a noção de corte e de decupagem, além de apresentarem todo o lado técnico da edição de imagem, incluindo explicações com relação a Avid e Final Cut, programas de computador utilizados por montadores. Liziane Barbosa, de Cidreira, Rio Grande do Sul, foi uma das que sentiu uma diferença com relação às aulas de edição de som e montagem. “Por um lado, elas não tiveram tanta emoção, mas foram aulas muito ricas para que eu saiba explicar direito o que quero fazer no meu filme”, disse. Lizzi, como gosta de ser chamada, está preparando uma ficção intitulada “A lenda das duas cruzes”, sobre uma antiga lenda local da cidade onde mora.

Já as aulas de edição de som, com a editora Virginia Flores, foi extremamente rica ao desconstruir todas as possibilidades de som em um filme, desde som direto, efeitos, ambiente, passos e diálogos até a música e narração em off. Allan Aquino, de Gilbués, Piauí, teve novas ideias para seu documentário “O tempo e a história” durante as aulas. Ele conta que abriu sua cabeça para pensar novos sons para o filme, para além das já previstas entrevistas e narração. Allan confessa-se muito animado com as aulas e mostra-se cheio de gás. “Já estou pensando em novos projetos para pôr em prática na região”, conta.

Lucia Regina Pereira, de Ribas do Rio Pardo, Matro Grosso do Sul é outra que também está borbulhando ideias novas para seu projeto “A saga de um carvoeiro”. Sua história, uma ficção, que pretende expor as péssimas condições de trabalho de um carvoeiro, ganhou ares épicos durante a aula de edição de som, quando um vento forte abriu a janela da sala, fazendo com que Lucia Regina incluísse uma acontecimento semelhante em um momento-chave de seu filme.

Com a semana chegando ao fim – e apesar do cansaço – os alunos continuam animados e bastante participativos em todas as aulas. E com a chegada eminente da hora de partida, cada um vai colocando a mente em atividade para pôr a mão na massa e dar início à produção de seus projetos, assim que voltarem para casa. Mas o fim da semana ainda está para chegar, com mais aulas e debates e uma despedida que promete ser animada.

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube