A avó nunca deixa os netos brincarem na praia perto da meia-noite… Diz a lenda que tudo começou com um casamento a beira-mar que terminou em tragédia: os noivos e o padre morreram afogados. Os corpos do noivo e do padre foram encontrados, mas a noiva nunca chegou a ser enterrada. E, desde então, assusta pescadores e quem estiver na praia à meia-noite. Esse é o enredo do curta “Duas Cruzes”, de Lizzi Barbosa, que foi gravado no início de janeiro em Cidreira, Rio Grande do Sul.
De acordo com Lizzi, as filmagens foram um sucesso e a magia ficou no ar! “Toda vez que tentávamos filmar a noiva, algo inexplicável acontecia! Chovia ou a luz não funcionava…”, conta. Ela destaca o grande processo de aprendizagem que foi o set de gravação. “A gente volta do Rio de Janeiro, depois do curso, para colocar em prática o que aprendemos. Mas, durante o processo, a gente percebe quem nem tudo é possível de ser realizado, e temos que fazer adaptações. No fim, não somos apenas o diretores, temos que fazer um pouquinho de tudo: produção, elenco, maquiagem, etc.”
Lizzi destaca o fato de ter sido uma produtora local a responsável pelas gravações do curta. A Marisco Cinevídeo foi criada na época do Revelando os Brasis Ano II, quando o curta “O Maestro da Areia” foi filmado em Cidreira. Desde então, a produtora vem trabalhando o audiovisual na região e agora faz parte de mais uma produção do Revelando os Brasis.
Quem quiser saber mais e ver outras fotos do curta “Duas Cruzes” pode acessar o blog criado por Lizzi para o filme: http://duascruzes.blogspot.com/
A Diretora – Lizzi Barbosa tem papel ativo na cultura de sua cidade: preside a Casa de Cultura de Cidreira, desenvolvendo oficinas de audiovisual, dança praieira e teatro, entre outras, todas gratuitas.
Ela já conhecia o Revelando os Brasis desde sua segunda edição, quando seu marido foi um dos selecionados. Lizzi tinha muita vontade de participar do projeto, tendo se inscrito na terceira edição e agora, com duas histórias.
Seu contato com o audiovisual acontece através das oficinas da Casa de Cultura e do cineclube Cine Mais Cultura, com sessões semanais promovidas por Lizzi. Ela também vai ajudar a produzir curtas desenvolvidos pelo Festival de História de Pescador, que aconteceu em 2005 em Cidreira.