Chegamos a São Domingos do Azeitão, no Maranhão, no meio da manhã de sexta-feira (13/11). A cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes e ainda guarda um antigo conhecimento inspirado pela tradição e a devoção, fortalecido pela fé em Deus e nos santos.
Iniciamos a montagem sob forte sol; mas nada impediria que o cinema estivesse montado para receber os convidados para a sessão da noite. Estrutura montada, os convidados começaram a chegar por volta das 19 horas.
A pedido do diretor, o professor Reinaldo Guimarães, exibimos algumas animações a espera de três vans que vinham da cidade vizinha.
Espaço lotado, filme na tela: As Benzedeiras do Azeitão. As nossas personagens estavam todas na sessão, com exceção da Dona Júlia, última entrevistada no filme, que faleceu e não teve a oportunidade de se ver no telão. O filme destaca personagens como Dona Maria Resplande, Maria do Joaquinzinho, Maria do João Tiúca, Dom dom Moreno.
“Foi perfeita a exibição do filme na cidade. As pessoas se envolveram. O pessoal das escolas, das universidades. A população ficou encantada não só com o nosso filme mas também com as histórias das outras cidades. A Dona Júlia encerra o documentário ensinando o benzimento a uma criança. Parece até uma profecia porque a gente encerrou o filme com uma benzedeira transmitindo o conhecimento. E na exibição do documentário, ela já tinha falecido”, observa Reinaldo.
Muitos aplausos após a exibição do curta-metragem. A sessão reuniu 450 espectadores.
“O projeto é um divisor de águas na minha vida e da minha cidade também que passou a se perceber e a melhorar a sua autoestima. O projeto nos permite novos contatos, novos conhecimentos, aprender novas coisas, ter contato com pessoas com pensamentos diferentes. E a gente passa a ser visto com outros olhos pela nossa comunidade. É um projeto que transforma a vida dos revelandos”, destaca o diretor.
Após a apresentação, a comunidade curtiu o show de Zezinho e Banda! Agora seguimos para São Luís onde tem exibição na segunda-feira (16/11)!
Queremos agradecer a prefeitura de São Domingos do Azeitão pela recepção. Até a próxima!
Patrícia e Gabriela
Produtoras da Rota Nordeste do Circuito Revelando os Brasis V
Fotos: Ratão Diniz