Revelando os Brasis | Começam Oficinas Audiovisuais do Revelando os Brasis V

EDIÇÃO - Ano V

Começam Oficinas Audiovisuais do Revelando os Brasis V

Moradores de pequenas cidades do país participaram na segunda-feira (10/02) da abertura das Oficinas Audiovisuais do Revelando os Brasis – Ano V. Sob o sol abrasador do verão carioca, os selecionados chegaram ao Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para estudar as principais etapas de realização de uma obra audiovisual. O curso prossegue até o dia 22 de fevereiro. Inspirado pela mistura de sotaques e de experiências, o primeiro dia foi marcado pelo acolhimento e a integração nacional, mostrando o compromisso da iniciativa de valorizar a diversidade cultural e geográfica brasileira.

A coordenadora do projeto, Beatriz Lindenberg, saudou os novos revelandos e explicou como serão as duas semanas intensivas de estudos. Com a orientação de professores especializados e renomados da área do cinema e da televisão, os autores aprenderão noções básicas de roteiro, produção, direção, fotografia, direção de arte, som, edição e finalização, pesquisa, direito autoral, pesquisa, mobilização e comunicação.

Segundo a coordenadora, o projeto é uma oportunidade de valorizar pessoas, lugares, histórias, traços ambientais, históricos e culturais e tantas outras riquezas guardadas nas pequenas cidades. “Às vezes não enxergamos o lugar onde vivemos. Mas a nossa cidade também merece destaque”, salientou.

Beatriz falou ainda sobre cada etapa prevista dentro do projeto. Após a maratona de aulas, os autores voltarão aos municípios para a gravação das histórias com o acompanhamento de uma produtora contratada pelo projeto. É neste momento que os selecionados compartilharão o que aprenderam com a comunidade.

Uma das características do projeto é envolver os moradores em diferentes funções dentro do filme, desde a produção, o elenco até a confecção do figurino e a gravação da trilha sonora. De acordo com a coordenadora, o Revelando os Brasis tem como princípios a visão coletiva e o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

A aula de abertura contou com a presença da representante da Gerência de Patrocínio da Petrobras, empresa patrocinadora do projeto, Patrícia Albuquerque, e de professores do curso: Luelane Corrêa (Roteiro), Beth Formaggini (Produção), Juarez Pavelak (Fotografia) e Virgínia Flores (Som). Os alunos também conheceram Nilma Accioli, selecionada na terceira edição do projeto, com a história “Ibiri: sua boca fala por nós”. Nilma falou para os selecionados sobre a participação dela no projeto e como o Revelando os Brasis teve grande influência na sua vida profissional.

Na parte da tarde, cada autor da quinta edição se apresentou, contou como ficou sabendo do projeto e detalhou um pouco sobre sua história. A descontração e emoção marcaram este primeiro dia vivido em conjunto pelo grupo. Durante os relatos, as particularidades de cada parte do país ali representada foram reveladas e compartilhadas.

Foto: Ratão Diniz

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube