Cinema de graça, com pipoca e filmes que mostram um pouco das histórias escondidas nesse país grande e diverso. Assim vai ser o final de semana das cidades que recebem os caminhões da Caravana Revelando os Brasis. A equipe da rota 1 passou a semana viajando do extremo sul do Rio Grande até Mato Grosso do Sul. Lá, a sessão de cinema será sábado (09/07), no município de Terenos. O assentamento de Nova Querência, lar de Hilda Maria dos Santos, recebe a Caravana. D. Hilda é a diretora de “Enterro” e está preparando um jantar especial para todos os expectadores que forem conferir o lançamento de seu filme.
Na noite desta sexta-feira (08/07), duas cidades recebem a Caravana Revelando os Brasis. No município de Serra Preta, Bahia, a rota 2 promove o lançamento do documentário “O Boi Roubado”, de Ricardo Sena. O filme mostra uma antiga tradição do lugar, quando os trabalhadores usavam a criatividade para trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Promoviam um mutirão na roça de um vizinho, sem que o dono soubesse. Este oferecia, em troca, um banquete, que normalmente terminava em festa. Já em Conde, na Paraíba, a sessão será na Vila de Pescadores, em Jacumã (litoral do município). Katiane dos Anjos é a diretora de “Tocando um Baixo”, documentário que mostra como pescadores criaram um ritual de solidariedade para garantir que nenhuma família do lugar fique sem o peixe.
No domingo (dia 10/07), as três rotas do Circuito Nacional de Exibição estarão com a tela e o projetor montados para sessões de cinema. A rota 1 desembarca em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, onde será lançada a ficção “Saga de Um Carvoeiro”, de Lucia Regina Alves Pereira. Salvador é o ponto de parada da rota 2. Lá, a sessão acontece no Largo de São Francisco, no Pelourinho. E a rota 3 estará em João Pessoa, na Praça do Rangel (bairro Rangel), para a sessão que começa às 19h30.
Aroeiras – O Galpão da Rodoviária de Aroeiras se transformou em um verdadeiro cinema a céu aberto na última quinta-feira (dia 08/07). O município paraibano recebeu de braços abertos o projeto, e um público de mais de 900 pessoas se reuniu para assistir o lançamento do curta-metragem “As Voltas do Mundo”, do diretor Fabrício Santana. De acordo com a produtora Gabriela, o filme de Fabrício têm sido um dos mais aplaudidos nas cidades onde foi exibido. E em Aroeiras, local onde foi produzido, não poderia ser diferente. A platéia aplaudiu e se emocionou com o que viu na telona.