Revelando os Brasis | Circuito Revelando os Brasis leva cinema para ruas e praças

EDIÇÃO - Ano V

Circuito Revelando os Brasis leva cinema para ruas e praças

A magia do cinema abraçará ruas e praças de pequenas cidades com até 20 mil habitantes do território nacional. De 22 de outubro a 27 de novembro, espectadores das diferentes regiões brasileiras assistirão em sessões abertas e gratuitas aos filmes de curta-metragem feitos a partir de histórias contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades durante a quinta edição do Revelando os Brasis. O projeto tem patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Marlin Azul.

O lançamento do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V acontecerá dia 22 de outubro, em Vargem Alta, no Espírito Santo, com a apresentação do curta-metragem Vinillis Frutiferis, do diretor Victorhugo Passabon Amorim, um dos 20 selecionados pelo Concurso de Histórias da quinta edição do Revelando os Brasis. A ficção experimenta o realismo fantástico ao apresentar uma árvore de onde brotam discos de vinil que tocam música com o contato de beija-flores. A exibição será realizada às 19 horas, no pátio da Escola Municipal de Educação Básica João Domingos Fassarella, em Alto Castelinho.

O Circuito Revelando os Brasis é dividido em duas rotas. Dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção irão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 35 sessões de cinema, sendo 20 nos pequenos municípios onde as histórias foram gravadas e 15 sessões nas capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

Contemplando as cinco regiões brasileiras, o Circuito percorrerá em 35 dias localidades dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A nova edição é composta por 11 documentários e 09 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares, tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira e valorizam novos olhares sobre o Brasil.

Lançamento – O distrito de Castelinho, em Vargem Alta (ES), é a primeira parada do caminhão. A recepção da comunidade em relação ao filme Vinillis Frutiferis, de Victorhugo Passabom Amorim, é tema do estudo de mestrado desenvolvido pelo diretor na Université Paris 8 Vincennes-Saint Dennis, França.

Durante a gravação e a edição do filme, o capixaba analisou o processo de criação de atores não profissionais que interpretam a própria história em um mundo de imaginação. Ou seja, o diretor criou um roteiro de ficção e convidou moradores da comunidade para interpretarem e improvisarem suas vidas a partir de suas histórias, desejos e sonhos, inserindo tais elementos reais dentro da fantasia inventada pelo filme.

Nesta segunda etapa de estudos, Victorhugo aproveitará o lançamento da obra em Vargem Alta para analisar a reação dos espectadores da comunidade diante da obra. E a expectativa para a exibição do filme em Castelinho é grande, uma vez que diversos moradores do distrito participaram das gravações, tanto em funções artísticas quanto no processo de produção.

Quilombo – Um dos momentos de destaque desta quinta edição do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis será a sessão especial no Quilombo Mimoso, no município de Arraias, em Tocantins, a última parada do caminhão. Lá nasceu a pedreira Carlúcia de Melo Soares, selecionada com a história “Mulher Guerreira”. O documentário conta a trajetória de dificuldades e conquistas da descendente quilombola cuja determinação e vontade marcam sua vida de superação. O quilombo possui acesso restrito e não conta com fornecimento de energia elétrica.

Histórico – Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e a formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto promove processos de iniciação audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar as suas próprias histórias por meio de filmes que retratem o seu universo simbólico.

O Revelando os Brasis é desenvolvido nas etapas de formação, produção e difusão. Na primeira fase é realizado o Concurso Nacional de Histórias direcionado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. A quinta edição bateu o recorde de inscrições: foram recebidas 951 histórias de todos os cantos do país. Dos 5.568 municípios brasileiros; 3.924 têm até 20 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (2010). Setenta por cento das cidades do país são contempladas pelo projeto.

A Oficina de Capacitação Audiovisual, no Rio de Janeiro, é a segunda etapa. Nela, os 20 autores das histórias selecionadas, aprendem, com a orientação de profissionais renomados do cinema, todas as etapas de realização de um filme, incluindo noções sobre roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, comunicação e mobilização.

Na terceira fase, os autores retornam às suas cidades para a filmagem, com recursos e o acompanhamento técnico do projeto. Por meio de um processo de mobilização comunitária, familiares, vizinhos, amigos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.

A quarta etapa é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas cidades selecionadas e nas capitais dos estados envolvidos. Para completar o processo de difusão, todas as obras, reunidas em um box de DVDs contendo ainda os making ofs da produção e do Circuito de Exibição, são distribuídas para bibliotecas, escolas públicas, universidades, pontos de culturas, cineclubes e órgãos públicos ligados à educação e à cultura de todo o Brasil.

Os filmes são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há onze anos, foram realizadas 180 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube