Revelando os Brasis | CAPOEIRA ABRE NOVO HORIZONTE PARA JOVENS PARAIBANOS

EDIÇÃO - Ano IV

CAPOEIRA ABRE NOVO HORIZONTE PARA JOVENS PARAIBANOS

Crianças e adolescentes da pequena cidade de Aroeiras, na Paraíba, descobriram no ritmo, no gingado e na musicalidade da capoeira um caminho para expressão pessoal e a transformação social. A experiência é contada no documentário “As Voltas do Mundo”, de Fabrício Santana Souza, selecionado pelo Concurso Nacional de Histórias da quarta edição do Revelando os Brasis. O vídeo será lançado ainda este semestre dentro do Circuito Nacional de Exibição do projeto.
 
A capoeira é uma arte marcial desenvolvida no Brasil pelos negros escravizados, motivados pelo desejo de conquistar a liberdade e a justiça social. Em Aroeiras, município localizado a 105 quilômetros de João Pessoa, a arte se desenvolveu a partir de 2004, por iniciativa da professora de Educação Física Virgínia Passos, conhecida como “Guerreira”, que resolveu montar o grupo dentro da escola, mesmo sem ajuda financeira. Jovens vindos de várias partes da cidade, inclusive das áreas rurais, começaram a se interessar pela atividade. 
 
Os participantes precisam comprovar a frequência em sala de aula para ingressarem no projeto. Dessa maneira, foi possível estimular os integrantes para a busca do conhecimento e da formação profissional. “Este é um pré-requisito. Se não fosse a capoeira, muitos jovens não teriam estudado”, conta Fabrício, que foi convidado pela professora para inscrever a história no Revelando os Brasis. De acordo com o diretor, através da filosofia da capoeira, direcionada para os princípios da ética, do respeito e do bom caráter, Virgínia e seus alunos se transformaram em referências na comunidade. 
 
A gravação – Durante o curso, no Rio de Janeiro, Fabrício lapidou o roteiro para retratar da melhor forma a história da capoeira na comunidade. As filmagens contaram com a participação de André da Costa Pinto, morador de Barra de São Miguel, na Paraíba, selecionado na segunda edição do Revelando os Brasis com a história “A Encomenda do Bicho Medonho”. André teve a oportunidade de voltar ao projeto, desta vez para oferecer os serviços da produtora que criou, a Quebra-Panela Produção Audiovisual e Multimídia, para a gravação das cenas do vídeo de Aroeiras. 
 
O documentário tem como foco central o depoimento de dois jovens que tiveram suas vidas transformadas a partir do olhar da capoeira. Um deles é o trabalhador rural Josildo Soares, o Furão.  Durante a infância, ele se sentia discriminado na escola e costumava falar pouco. Segundo o diretor, após se integrar às atividades, o jovem passou a se sentir parte de um grupo, mudando sua postura e atitude. “O filme não trata a capoeira de forma didática, mas como um instrumento de transformação de vidas capaz de retirar estes jovens de situações de risco”, relata Fabrício. 
 
O diretor – Fabrício Santana Souza é ator profissional e está terminando faculdade de Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba. Interessado por artes e cultura, trabalha desde os 20 anos como ator, tendo se formado em escola de teatro e desenvolvido um trabalho com teatro de rua e improviso. Em cinema, já participou de oficinas em sua cidade natal, Campina Grande, e sempre teve vontade de fazer um curta-metragem. Quer utilizar esse projeto como parte de sua tese de conclusão de curso na faculdade de jornalismo e, depois, planeja não parar de trabalhar com audiovisual. Fabrício comenta que expandiu o horizonte de aprendizado depois do curso de formação audiovisual, realizado no Rio de Janeiro, envolvendo os 40 selecionados, e tem se tornado um grande divulgador da iniciativa de valorização da cidadania cultural proporcionada pelo Revelando os Brasis. “Eu sabia que o projeto era grandioso, mas a partir do momento que comecei a participar, percebi a dimensão. Quando abrir novas inscrições, quero incentivar meus amigos de cidades pequenas a participar desta experiência maravilhosa”, destaca. 
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube