A turma da quarta edição do Revelando os Brasis não está de brincadeira! Quem finalizará a edição do vídeo nos próximos dias é a Tânia Regina da Silva, de Antonina, no Paraná. A diretora foi selecionada pela quarta edição do Revelando os Brasis com a história “Quatro hinos de uma Antonina Só”. Depois do sucesso das filmagens, a diretora fala do sofrimento desta fase do trabalho: “É uma etapa triste porque o material ficou muito bom, então os cortes são sofridos”, conta.
O vídeo tem como tema a curiosa situação do município possuir quatro hinos locais e uma acirrada disputa, travada de forma bem humorada, para que um deles seja considerado oficial. Para a diretora, esta situação é resultado da efervescência cultural da cidade, localizada no litoral paranaense, que, no passado, recebeu embarcações que transportavam companhias de balé, óperas, teatros e artistas diversos para apresentações no Teatro Municipal. Apesar da decadência do porto, a semente cultural floresceu na região, estimulando a formação de diferentes movimentos artísticos ligados à música.
Esta movimentação cultural foi comprovada durante as gravações do vídeo. “Foram seis dias de muito trabalho e energia positiva. O povo de Antonina é muito alegre e musical; a cidade se integrou e tive muito apoio”, conta Tânia Silva. Os hinos foram interpretados pela Filarmônica Antoniense, no centenário Teatro Municipal, e pelo Grupo Musical de Seresta “Cantos do Mar”. A parte de ficção contou com a participação de três atores profissionais: Claudete Pereira Jorge, Edson Rocha e Zeca Cenovicz. No decorrer das filmagens, a diretora descobriu outros hinos além dos quatro mais famosos. “Mas, esta história já é para outro filme”, brinca.
A diretora – Doutora em Direito, com pós-graduação em Direito de Imagem, Tânia Silva conhece o meio audiovisual do sul por estar, há muitos anos, à frente de um escritório especializado em direito autoral e direito de imagem, tendo assim muito contato com produtores de cinema. Nascida em Santa Catarina, define Antonina como uma cidade muito cultural, com especial atenção à música, sendo sede inclusive de um festival. Assim sendo, a questão dos quatro hinos é uma questão central para a cidade, sendo uma discussão onipresente, onde cada morador defende o seu preferido.