Revelando os Brasis | Aldeia Parkatejê, no sudeste do Pará, vira cenário de filme no Revelando os Brasis

EDIÇÃO - Ano VI

Aldeia Parkatejê, no sudeste do Pará, vira cenário de filme no Revelando os Brasis

A Reserva Mãe e Maria e o município de Bom Jesus do Tocantins recebem as gravações, entre sábado e terça-feira (de 25 a 28/11), do filme “A Guerreira Gavião”, dirigido por Robson Messias Lucas, morador de Bom Jesus selecionado na sexta edição do Revelando os Brasis.

 

Uma índia roubada na beira da estrada e seu retorno, anos depois, para aldeia onde nasceu, são o pano de fundo do filme “A Guerreira Gavião”, que começa a ser gravado neste sábado (dia 25). Dirigido por Robson Messias Lucas, de Bom Jesus do Tocantins (PA), o filme integra a sexta edição do Revelando os Brasis. Realizado pelo Instituto Marlin Azul, o projeto é patrocinado pela Petrobras.

O cenário principal é a aldeia Parkatejê, localizada na Reserva Mãe Maria. A Aldeia é a maior dentre as cerca de 10 que compõem a reserva. Os índio da etnia Gavião, além de receberem a equipe, irão atuar no filme. “A recepção está muito bacana na Aldeia. O cacique entendeu que isso é positivo”, conta Robson, que tem ido constantemente à aldeia para organizar a produção das cenas. A Reserva fica localizada a cerca de 30 quilômetros do centro de Bom Jesus do Tocantins.

Mas não são apenas os indígenas que estão envolvidos no trabalho. Os moradores da região vem se mobilizando e estão colaborando em todas as áreas do filme: cenários, atuação, produção, figurino. Robson conta que abriu inscrições para selecionar os atores. “Tem o caso de uma senhora que mora na zona rural, trabalha no campo e costura nas horas vagas. O filme está funcionando como uma terapia para ela”. D. Carmosa do Reis Leal, de 54 anos, vai estrear no cinema como uma das personagens principais do filme. Assim como ela, toda a equipe local que compõe o curta-metragem é estreante, sem nenhuma experiência na produção cinematográfica.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

 

Veja fotos de Robson Messias Lucas durante a Oficina de Formação Audiovisual no Rio de Janeiro:

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube