Revelando os Brasis | ÚLTIMO DIA DE AULAS DEBATE OS BASTIDORES DO MERCADO CINEMATOGRÁFICO

EDIÇÃO - Ano IV

ÚLTIMO DIA DE AULAS DEBATE OS BASTIDORES DO MERCADO CINEMATOGRÁFICO

A sexta-feira, último dia de aulas para os 40 selecionados para essa edição do Revelando os Brasis, teve como tônica principal discussões que competem aos bastidores de produções audiovisuais: editais de fomento e direitos autorais.

Pela manhã, Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras, deu uma palestra em que destrinchou passo a passo o Petrobras Cultural, programa de patrocínio à cultura da empresa. Com foco especial no edital de curtas digitais, Eliane chamou atenção para o aumento da verba oferecida neste edital, que em 2010 cresceu de R$ 40 mil para R$ 60 mil, dando assim maiores possibilidades a seus contemplados.

Os alunos, atentos à palestra, responderam positivamente ao desafio feito por Eliane, que se comprometeu a checar, na próxima edição do edital, quantos dos 40 selecionados ali presentes terão inscrito novas ideias. Todos, sem exceção, prometeram levar a frente novos roteiros, tanto para o edital em questão quanto para vários outros que incentivam a cultura e o audiovisual no país.

Eliane fez ainda uma comparação da história dos selecionados com a dos diretores do filme “5x Favela – Agora por nós mesmos”, que conta com cinco curtas-metragens dirigidos por moradores de favelas do Rio de Janeiro. Assim como no Revelando os Brasis, o filme nasceu a partir de cinco ideias que, ao longo de oficinas de audiovisual, foram se transformando num filme.

Vale lembrar que o Revelando os Brasis é um projeto patrocinado pela Petrobras.

Durante a tarde, o grupo discutiu questões relativas a direitos autorais, com a dupla Joana Levy e Juliana Pinto, do Canal Futura. O tema gerou debate em duas vertentes: com relação a como agir com a utilização de obras de outros autores (seja como inspiração para histórias, seja no uso de canções ou textos na narrativa dos filmes) e em como se certificar de que cada autor tenha seus direitos garantidos sobre suas ideias e seus filmes.

A sexta-feira se encerrou com conversas sobre os bastidores do mercado e animação com a volta para casa, quando cada projetos começará a dar seus primeiros passos.

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube