Revelando os Brasis | DIFERENTES BRASIS EM UM MESMO LUGAR

EDIÇÃO - Ano IV

DIFERENTES BRASIS EM UM MESMO LUGAR

Quem visitar as Casas Casadas, sede da Riofilme, no Rio de Janeiro, nos próximos dez dias encontrará um pedacinho de cada região brasileira. Quarenta moradores de cidades pequenas com até 20 mil habitantes, selecionados na quarta edição do Revelando os Brasis, estão descobrindo a diversidade nacional.

Durante as aulas, os alunos também têm a oportunidade de apresentar as potencialidades econômicas, sociais, culturais de suas cidades e de conhecer as peculiaridades de outras partes do país.

Vindos das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte, os autores das 40 histórias selecionadas no concurso promovido pelo projeto formaram um caldeirão cultural ao misturarem no mesmo lugar diferentes costumes, crenças, sotaques e jeitos de viver.

Este ano, o concurso selecionou textos de moradores da Bahia, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Piauí e Amazonas.

Riquezas

Para a professora de História, Janete Dalla Costa, moradora de São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, o projeto é a realização do sonho de mostrar as riquezas da sua cidade que abriga uma das maiores reservas de bosques petrificados do planeta, tipo de fóssil formado por madeira, na qual a matéria orgânica foi substituída por minerais. A gaúcha foi selecionada através da história “Memória da Terra”.

O piauiense Rafael Pereira da Rocha, morador do município de Colônia do Gurguéia, está conhecendo o Rio de Janeiro pela primeira vez.  Uma das principais motivações do participante, selecionado através da história “Vaqueiro Manoel Messias e seus Aboios”, é mudar a realidade de esquecimento e isolamento vivenciada por sua cidade, localizada no sul do Piauí. Para ele, a chance de participar do projeto representa o reconhecimento da cultura local marcada pela vida simples da roça.

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube