EDIÇÃO - Ano IV

Tamanca de Madeira

Ficção - Irineópolis - SC


Das primeiras horas da manhã até o fim do dia é mostrado o cotidiano do Caboclo Marcílio, dedicado empregado da Olaria, na pequena Comunidade de São Pascoal. Avô Marcílio, com seu jeito simples de viver, sempre valorizou a dignidade, a força e o vigor do homem do campo. Viveu feliz em sua existência, em seu lugar. História baseada nas lembranças vividas e registradas por sua neta.

Ficha Técnica
Roteiro e direção:
Dircélia Aparecida Senff Nicoluzzi
Produção: Dircélia Aparecida Senff Nicoluzzi e Bruno Gehring
Imagens: Anderson Craveiro
Edição: Danilo Miranda
Som: Bruno Bérgamo
Elenco: Pedro Lisboa, Ana Laura P. Guelbecke, Nicoli Nicoluzzi e Reni Bechetold

Conheça Irineópolis: Fundação: 23 de abril de 1962 / Localização: norte de Santa Catarina, a 399 km de Florianópolis / 10.448 habitantes / 591 km2 / Gentílico: irineopolitense ou irineopolitano

Economia: A produção agrícola caracteriza-se pelo alto rendimento, provocado pela intensa mecanização no processo produtivo. Entre as principais culturas, destacam-se as de feijão, fumo, soja, milho, trigo e arroz em casca.

História: Criado em 1962, o município é o resultado da junção dos distritos de Poço Preto e de Valões. Na época, a região estava sob a jurisdição do Estado do Paraná e só passou definitivamente para Santa Catarina em 1916, com a assinatura de um acordo que estabeleceu as divisas entre os dois estados. Entre 1912 e 1916, toda a região esteve envolvida na Guerra do Contestado, uma batalha que tinha como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores com a exploração desenfreada da região e o problema de divisa entre os territórios em conflito. Após os conflitos, chegaram os primeiros imigrantes alemães, poloneses e, em menor escala, italianos.
Origem do Nome: Homenagem ao ex-governador de Santa Catarina Irineu Bornhausen. Muitos moradores, considerando difícil sua pronúncia e preferem denominar o município de Valões, nome antigo do distrito.

Festas: Aniversário do município na semana do dia 22 de julho, Festas das Comunidades no mês de setembro e Festa da Benção das Sementes que acontece na localidade de Poço Preto também em setembro.

Culinária: Pirogue, churrasco, pratos a base de pinhão e chimarrão.

O Que Visitar: Fontes de água sulforosas, Museu casarão da Família Domit, Pesqueiro e Pousada do Mazzi, Pousada Cipó, Museu rural Hanz Alfredo Appel, Cachoeira do Amendoim e Usina do Despraiado.

O AUTOR

Dircélia Aparecida Senff Nicoluzzi

Irineópolis - SC

Nasceu em 1967 Formada em Pedagogia e Artes Visuais Pedagoga e Educadora

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube