EDIÇÃO - Ano III

TAIPA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Documentário - Iporanga - São Paulo


Ficha Técnica
Roteiro, Direção e Produção:
Lia Marcia de Alcantara Marinho
Imagens:
Gustavo Brandão
Edição:
Fernando Coster
Som:
Gustavo Brandão
Trilha Sonora Original:
Antônio Ursulino
Gervásio Claro da Silva

Bombas, comunidade de remanescentes de quilombo localizada no Vale do Ribeira, Iporanga, São Paulo. O vídeo mostra a reforma de uma habitação utilizando a taipa de sopapo (mais conhecida como pau-a-pique), técnica desenvolvida em sistema de mutirão ou “reunida” com materiais extraídos da natureza. Nesse processo, aparece a ligação com a terra, a identidade e a independência dessas comunidades.

Conheça Iporanga: Fundação: 1936 / Localização: Mesorregião de Itapetininga, a 229km da capital / 4.603 habitantes / 1.160km²

A formação da cidade está ligada ao antigo povoado de Iporanga, fundado em 1755 pelos desbravadores Garcia Rodrigues Paes, Nino Mendes Torres, José Rolim de Moura e Antônio Leme de Alvarenga. Sua ocupação foi incentivada pela notícia da existência de riquezas, especialmente ouro. Iporanga é o município com o maior número de cavernas e grutas do Brasil, por isso, é conhecido também como a Capital das Grutas. Ao todo, são 360 cavernas cadastradas, e algumas possuem estrutura para receber visitantes.

O AUTOR

Lia Marcia de Alcantara Marinho

Iporanga - São Paulo

Nasceu em 1960 Formada em Arquitetura e Urbanismo

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube