EDIÇÃO - Ano II

OURO NEGRO: A SAGA DO CARVÃO

Documentário - Arroio dos Ratos - Rio Grande do Sul


Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
Rodrigo Lopes
Produção:
Rodrigo Lopes
Cláudia Elizabeth Ramos
Eulália Rodrigues de Souza
Imagens:
Ricardo Rheingantz
Jeferson Hahn
Edição:
Ricardo Rheingantz
Jeferson Hahn
Som:
Cláudia Elisabeth Ramos

Durante um longo tempo, o carvão foi a base da economia de Arroio dos Ratos. No entanto, uma certeza pairava no ar: em breve, o carvão se esgotaria. E, logo após o fim da II Guerra Mundial, de fato o carvão acabou. Era o declínio e o fim da mineração em Arroio dos Ratos, que se transformava em uma cidade fantasma. A memória do carvão, porém, continua viva nos antigos mineiros.

Conheça Arroio dos Ratos: Fundação: 1964 / Localização: Região Metropolitana de Porto Alegre, a 48km da capital / 14.282 habitantes / 426km²

A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. A partir da descoberta do mineral, em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo, durante décadas, como o principal pólo da indústria carbonífera brasileira. Quando as minas começaram a perder sua produtividade, o município buscou outras alternativas de crescimento, como o setor agropecuário, o comércio e a indústria, estruturando seu distrito industrial para receber empresas das mais diversas áreas.

O AUTOR

Rodrigo Lopes

Arroio dos Ratos - Rio Grande do Sul

Nasceu em 1977 Estudante de Engenharia Mecânica Funcionário público

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube