EDIÇÃO - Ano IV

O Voo do Caçador

Documentário - Boa Nova - BA


Josafá cresceu brincando com o estilingue, tendo os passarinhos do quintal como alvo, e se tornou um exímio caçador. Ele não se importava com a matança que provocava. Até que um dia, observou a beleza dos pássaros através do binóculo do biólogo Édson Luiz, que mostrou a Josafá a riqueza natural de Boa Nova, famosa internacionalmente por suas espécies únicas.

Ficha Técnica
Roteiro e direção:
Cibele de Sá
Produção: Cibele de Sá e Luiz Henrique Moraes
Imagens: Gabriel Teixeira
Edição: Iris de Oliveira
Som: Hélio Real Neto
Trilha sonora: Gereba e Luciano PP

Conheça Boa Nova: Fundação: 06 de agosto de 1921 / Localização: Centro Sul Baiano, a 239 km de Salvador / 15.409 habitantes / 869 km2 / Gentílico: boa-novense

Economia: Baseada na Agropecuária.

História: Boa Nova era conhecida como Boca do Mato. A denominação Boa Nova surgiu quando um frade se perdeu nas matas e foi encontrado por moradores da região. Em recompensa, ele presenteou a população local com uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construíssem no local uma capela. Um fazendeiro, com a ajuda de familiares, encarregou-se da construção e a região passou a ser conhecida como Boa Nova.

Gravatazeiro: A cidade se destaca pela sua biodiversidade, com uma grande variedade de espécies vegetais e animais, principalmente pássaros, além rios e cachoeiras.  Em 2010, foram criados o Parque Nacional e um Refúgio de Vida Silvestre. O gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus), ave endêmica da Mata de Cipó, é encontrado apenas em Boa Nova e em algumas localidades do norte mineiro. Boa Nova é procurada por pesquisadores e observadores de aves brasileiros e internacionais.

Festas: Aniversário da Cidade e a tradicional Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Boa Nova, em setembro.

Folclore e Cultura: A cidade mantém a tradição do Terno de Reis, dos presépios, Pastorinhas e grupos musicais.

O Que Visitar: O cruzeirão, ou Alto do Cruzeiro, espécie de mirante com uma cruz e capela, é um marco turístico da cidade. No distrito de Valentim, mantém-se em atividade a tradicional feira livre aos domingos. Há também diversas cachoeiras em sua zona rural.

O AUTOR

Cibele de Sá

Boa Nova - BA

Nasceu em 1971 Graduada em Artes Cênicas Atriz, diretora e arte-educadora

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube