EDIÇÃO - Ano II

O JARDINEIRO PARAÍBA

Documentário - Vargem Bonita - Minas Gerais


Ficha Técnica
Roteiro, Direção e Produção:
Cláudia Reis da Silva Oliveira
Imagens:
Vinicius Duprat
Edição:
Vinicius Duprat
Som:
Felipe Montandon
Trilha sonora original:
Pedro Elói Teixeira

Atraído pelo sonho do diamante fácil, Luiz Fernandes Gomes saiu de sua cidade natal ainda jovem, e foi procurar fortuna no interior de Minas Gerais. Com a proibição do garimpo às margens do Rio São Francisco, começou a trabalhar como jardineiro em Vargem Bonita. Ao aposentar-se, e temendo ficar longe de suas amadas flores, o jardineiro resolveu construir seu próprio jardim em um terreno baldio.

Conheça Vargem Bonita: Fundação: 1953 / Localização: Oeste de Minas, na Serra da Canastra, a 258km de Belo Horizonte / 2.146 habitantes / 409km²

O núcleo populacional que viria a formar a cidade de Vargem Bonita começou a surgir por volta de 1930, época marcada pela descoberta de diamantes no leito do Rio São Francisco, nas proximidades da Fazenda Vargem Bonita. A descoberta atraiu muitos garimpeiros. Na década de 1970, a atividade mineradora entrou em decadência, até passar a ser proibida. Vargem Bonita está localizada na Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas Gerais. A região possui algumas das mais famosas paisagens do Brasil, com áreas ideais para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

O AUTOR

Cláudia Reis da Silva Oliveira

Vargem Bonita - Minas Gerais

Nasceu em 1977 Estudante de Serviço Social

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube