EDIÇÃO - Ano IV

Ô Casamento

Ficção - Ibiracatu - MG


Zé Seboso tratou o casamento com Rosinha, filha de um rico fazendeiro. Na hora da cerimônia, no entanto, descobre que vai se casar com Maria Lindeza, a filha mais velha, já que, segundo as tradições, filha mais nova não se casa antes da mais velha.

Ficha Técnica
Roteiro, direção e produção:
Rozilda Amorim
Imagens: Ivan Cândido e Ralph Antunes
Edição: Rozilda Amorim, Ivan Cândido e Ralph Antunes
Som: Ralph Antunes
Still: Allan Calisto
Trilha sonora: Pedro Boi, Manuelito e Braúna
Conheça Ibiracatu: Fundação: 21 de dezembro de 1995 / Localização: norte de Minas, a 462 km de Belo Horizonte / 6.155 habitantes / 353 km2 / Gentílico: ibiracatuense

Economia: Agricultura, pecuária e serviços.

História: Antes denominado de Gameleiras do Alto São Felipe, o povoado tinha como base da economia a pecuária e agricultura de mamona, feijão, algodão, tocinho, fumo, cana para fabricação de rapadura e banana caturra, além da criação de gado de corte nas invernadas. A negociação de seus produtos era feita a base de trocas na região de Januária, que tinha facilidade de tráfego através do rio São Francisco pelos vapores, barcos e lanchas que traziam gêneros que não eram produzidos na região. O povoado de Gameleiras tornou-se distrito de Brasília de Minas em 1925 quando ganhou o nome de Ibiracatu, que veio se desenvolvendo até ser emancipada em 1995.

Origem do Nome: Nome de origem Tupinambá: “Ibira catu” significa “árvore frondosa”. Gameleiras foi o primeiro nome, dado pelos seus primeiros moradores devido ao grande número desta árvore existente bem no centro do povoado.

Festas: Festejo de Bom Jesus e Santo Antônio, padroeiros da cidade, e festa Nacional da Linguiça, que acontecem anualmente em agosto.

O Que Visitar: O símbolo principal da cidade é representado pela Praça José Fagundes, no centro de Ibiracatu.

O AUTOR

Rozilda Amorim

Ibiracatu - MG

Nasceu em 1973 Formada em Ciências Contábeis Professora e Servidora Pública

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube