EDIÇÃO - Ano II

O ALTO-COMUNICADOR FALANTE

Documentário - Nova Europa - São Paulo


Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
Paulo Augusto Vieira
Produção:
Paulo Augusto Vieira
Sidnei Ricardo
Antonio Marcos Dias Gomes
Imagens:
William Miyagi
Edição:
William Miyagi
Som:
Antonio Marcos Dias Gomes
Trilha Sonora Original:
Tavinho Gomes

Nelson Fortunato trabalhou em todos os cinemas que Nova Europa já teve e, durante décadas, narrou a vida da comunidade por meio de seu sistema de alto-falantes, anunciando notas de falecimento e de utilidades públicas. Nelson transformou-se em referência para o diretor do vídeo, que volta o olhar para sua própria infância a fim de contar a história de um comunicador que compensou os poucos recursos com criatividade e talento.

Conheça Nova Europa: Fundação: 1953 / Localização: Microrregião de Araraquara, a 279km de São Paulo / 8.514 habitantes / 161km²

As terras do atual município de Nova Europa pertenceram, inicialmente, ao conselheiro Bernardo Pinto Gavião Peixoto, que as vendeu ao governador do Estado de São Paulo para a formação de um núcleo colonial destinado a imigrantes europeus. O brasileiro Leão Dantas e diversas famílias russas foram os primeiros a se estabelecer em Nova Europa, e, segundo consta, em 1907 já existia o povoado. O distrito, criado em 30 de dezembro de 1913, a partir do município de Ibitinga, tinha sua sede na estação da Estrada de Ferro de Dourado.

O AUTOR

Paulo Augusto Vieira

Nova Europa - São Paulo

Nasceu em 1982 Formado em Jornalismo Radialista

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube