EDIÇÃO - Ano IV

Mestres da Congada Fundoense

Documentário - Fundão - ES


As histórias dos antigos mestres da congada fundoense e seus seguidores. A forma de expressar a fé, a dor, a revolta e a resignação diante das dificuldades para manter viva a maior tradição cultural do município de Fundão.

Ficha Técnica
Roteiro e direção:
Fábio Samora
Produção: Fábio Samora, Deisimaria Laurel, Tatiana Rodrigues e Jeferson Bispo Neves
Imagens: Felipe Neves, Nildo Neves e Orlando Farya
Imagens adicionais: Adriana Jacobsen e Beatriz Lindenberg
Edição: Orlando Farya e Nildo Neves
Som: Greco Nogueira
Trilha sonora: Bandas de Congo Bandeira 1, São Benedito e São Sebastião, Konfogo, Irundi/ Piabas  e banda de congo Mirim São Benedito – Timbuí.

Conheça Fundão: Fundação: 05 de julho de 1933 / Localização: região metropolitana, a 57 km de Vitória/ 17.025 habitantes / 279 km2 / Gentílico: fundoense

Economia: Baseada na agropecuária, predominando o café, a pecuária de corte, a silvicultura, a pecuária leiteira e a cana-de-açúcar. O plantio de eucalipto vem surgindo como alternativa econômica. O setor industrial tem se desenvolvido no município, com destaque para a indústria de madeira, mobiliário, alimentos e bebidas.

História: O início do povoamento está ligado à passagem da Estrada de Ferro Vitória-Minas pela antiga Fazenda Taquaruçu, interior do balneário de Nova Almeida, o que deu origem à formação de um núcleo populacional às margens rio Fundão (também chamado de Reis Magos). Em 1903, o vilarejo tornou-se sede do distrito de Nova Almeida, do qual recebeu a maior parte do território, e, em 1933, passou a ser município, recebendo o nome de Fundão.

Origem do Nome: A denominação de Fundão, a partir de 5 de julho de 1933, se deve às águas profundas do rio que banha a Cidade.

Festas: A Festa de São Benedito e São Sebastião é uma das mais tradicionais do Espírito Santo.

Turismo: Único município do estado a oferecer praia e montanha dentro do próprio território, Fundão retrata, fielmente, o que se diz do Espírito Santo – que a região está entre o mar e a montanha. Entre os destaques estão Praia Grande, Praia do Rio Preto e Enseada das Garças. Há também o Parque Municipal e a Área de Proteção Ambiental do Goiapaba-Açú, com riachos, cachoeiras e mata atlântica nativa. Lá funciona o Observatório Astronômico GOA.

Folclore e Cultura: Em Fundão, continuam em atividade várias Bandas de Congo, como a Banda de Congo Bandeira 1, Banda de Congo Konfogo e Banda de Congo São Sebastião e São Benedito, que mantêm a tradição das festas populares no Espírito Santo.

Patrimônio Histórico: A antiga residência da família Agostini é um sobrado construído na Fazenda Taquaraçu em 1882. Em 1985, o casarão foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado e passou a ser chamada de Casa da Cultura Dr. Mauro Mattos Pereira, tornando-se espaço referência da cultura municipal. Em 1986, a residência foi restaurada por adolescentes do projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios.

O AUTOR

Fábio Samora

Fundão - ES

Nasceu em 1970 Formado em Letras Português Ator, Produtor Cultural e Professor

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube