EDIÇÃO - Ano IV

Memória da Terra

Documentário - São Pedro do Sul - RS


A descoberta de uma foto, com a imagem de uma escavação liderada pelo paleontólogo alemão Friedrich Von Huene em 1929, desvenda uma história perdida no tempo. O inusitado encontro entre uma estudante da área rural e sua professora recupera as imagens dessa escavação realizada na comunidade Xiniquá. A fotografia revela histórias esquecidas e se atualiza em novidades para os moradores.

Ficha Técnica
Roteiro e direção: Janete Dalla Costa
Produção: Janete Dalla Costa e Ivan Roth
Imagens: Mirela Kruel
Edição: Tula Anagnostopoulos
Som: Cristiano Oliveira
Trilha sonora original: Irmãos Cezar

Conheça São Pedro do Sul: Fundação: 22 de março de 1926 / Localização: Região Central do Rio Grande do Sul, a 358 km de Porto Alegre / 16.368 habitantes / 873 km2 / Gentílico: são-pedrense

História: A formação da cidade data de 1866, quando Crescêncio José Pereira doou 14 hectares de terra para edificação de uma capela e distribuiu gratuitamente terrenos para quem quisesse ali residir. Até o ano de 1926, pertenceu a Santa Maria, quando conseguiu sua emancipação. Teve ao longo de sua história vários nomes: “São Pedro do Rincão”, “Rincão de São Pedro”, “São Pedro” e finalmente “São Pedro do Sul”.

Festas: Em março ocorrem as comemorações da emancipação de São Pedro, com inúmeras atividades artísticas, esportivas, culturais e religiosas. A cidade também comemora a Semana Farroupilha e em abril acontece a encenação da paixão de Cristo, espetáculo de rua com sete cenários e cerca de cento e vinte atores que atrai em média seis mil espectadores.

Fósseis Vegetais: São Pedro do Sul possui a maior reserva de fósseis vegetais do planeta, madeiras petrificadas de mais de 200 milhões de anos. No local também foram encontrados 12 fósseis de dinossauros e, entre eles, o stahleckeria potens, considerado o maior e mais importante réptil até hoje encontrado na América do Sul. Todos estão expostos atualmente no Museu da Universidade deTübingen – Alemanha. O Sítio Paleontológico Xiniquá está localizado a 20 km da cidade. Na localidade da Pedra Grande encontram-se inscrições rupestres que remontam a 1000 anos antes de Cristo.

Padroeiro: São Pedro

O Que Visitar: A casa da família do ilustre político Fernando Ferrari, nascido em São Pedro do Sul, abriga o Centro Cultural Fernando Ferrari. Os visitantes também podem apreciar um rico acervo paleontológico, arqueológico e histórico. A cidade conta com uma réplica do crânio do Dicinodonte Sthaleckeria Potens, encontrado em 1929 em São Pedro do Sul. O balneário Passo do Julião atrai muitos veranistas para aproveitar as águas límpidas do rio Toropi.

O AUTOR

Janete Dalla Costa

São Pedro do Sul - RS

Nasceu em 1960 Formada em História Diretora do Centro Cultural Fernando Ferrari

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube