EDIÇÃO - Ano IV

M’Boy Guaçu

Ficção - São Miguel das Missões- RS -


Luísa, vendo que seus dois filhos não param de brigar, resolve lhes contar a lenda da M’Boy Guaçu, e acaba por relembrar sua infância, as brincadeiras com os amigos em frente às ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo e o medo da cobra M’Boy Guaçu, que morava no alto da torre e assustava as crianças missioneiras.

Ficha Técnica
Roteiro, direção e produção:
Carlos Viana Albrecht
Imagens: Davi Pretto
Edição: Bruno Carboni e Maria Clara Bastos
Som: Marcos Lopes
Elenco: Eloisa Oliveira da Silva, Darlan Alcântara Faiva, Gean Luís Viana de Oliveira e Emanuelly Bedates

Conheça São Miguel das Missões: Fundação: 29 de abril de 1988 / Localização: Noroeste do Rio Grande do Sul, a 483 km de Porto Alegre / 7.421 habitantes / 1.230 km2 / Gentílico: miguelino

Economia: Baseada na agricultura (soja, trigo, milho, arroz, feijão, dentre outros) e na pecuária com produção de bovinos, ovinos, suínos, eqüinos, bubalinos, caprinos, aves, criação de peixes e produção de leite.

História: Os povos missioneiros se organizaram num conjunto de Trinta Reduções em território pertencente à Espanha (hoje Argentina), Brasil e Paraguai. No atual território do Rio Grande do Sul, os jesuítas iniciaram sua obra em 1626, mas não conseguiram sucesso devido aos ataques dos bandeirantes. Retornaram em 1682, fundando os Sete Povos das Missões. A redução de São Miguel Arcanjo deu origem ao município de São Miguel das Missões.

Os Sete Povos das Missões: Esse é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no interior de onde hoje é o estado do Rio Grande do Sul. Composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio, os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai. A região foi alvo da disputa entre Espanha e Portugal por muitos anos.

O Que Visitar: Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, Espetáculo De Som e Luz, Museu Missioneiro, Fonte Missioneira, Caminho das Missões, Rota Caminho das Origens

Patrimônio Histórico: No município está localizado o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, que foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983. No sítio arqueológico existe ainda o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.

O AUTOR

Carlos Viana Albrecht

São Miguel das Missões- RS -

Nasceu em 1991 Estudante de Publicidade e Propaganda

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube