EDIÇÃO - Ano IV

Mato Alto – Pedra por Pedra

Documentário - Quixeré - CE


O sonho da vida de um homem erguido, pedra por pedra, no sertão alto do Ceará.

Ficha Técnica
Roteiro, direção e produção: Arthur Leite
Imagens: Lília Moema
Edição: Débora da Costa, Arthur Leite e Vald Siqueira
Som: Danilo Carvalho e Camila Battistetti
Still: Francisco Flor
Edição e desenho de som: Danilo Carvalho

Conheça Quixeré: Fundação: 11 de abril 1957 / Localização: Região do Baixo Jaguaribe, leste do Ceará, a 218 km de Fortaleza / 19.422 habitantes / 598 km2 / Gentílico: Quixereense

Economia: Baseada na agricultura de banana, caju, algodão, mandioca, milho e feijão e na pecuária de bovinos, suínos e aves.

História: Quixeré surgiu a partir do aldeamento indígena conhecido como “Tabuleiro”. Os pioneiros da colonização foram Manuel Felipe da Silva, responsável pela primeira construção residencial, e Cândido Chicó, que construiu o primeiro estabelecimento comercial, em 1840. Na segunda metade do século XIX, o povoado se desenvolveu, principalmente a partir das atividades missionárias trazidas pela construção da primeira igreja. Até 1957, era distrito do município de Russas.

Origem do Nome: Contam que a palavra Quixeré vem de um aldeamento de índios que habitavam a margem direita do riacho e cujo chefe era chamado de Quixeré. Para os primitivos a palavra significa rios estreitos de águas salobras e barrentas.

Folclore e Cultura: A Paixão de Cristo, Carnaval na Barragem, Bonecos Gigantes, Vaquejada do Parque Janú. A cidade também preserva através da tradição oral histórias antigas, como a de lobisomens, além da crença em curandeiros populares que são reconhecidos em toda a região, como Joaquim Rodrigues de Lima, Antonio Rodrigues de Lima e Agostinho Martins de Sousa. O Bumba meu Boi é bastante tradicional.

Padroeira: Nossa Senhora Imaculada Conceição

O Que Visitar: Igreja Matriz, Mercado Público, Barragem do Rio Jaguaribe, Bicas d’água na encosta da Chapada do Apodi, Balneário do Leomar, Rio Zé Riacho, Rio das Cruzes, Rio de Seu Eduardo Lipinha

Artesanato: Artesanato com palha e as canoas, feitas pelos canoeiros em madeira, também são uma arte local.

O AUTOR

Arthur Leite

Quixeré - CE

Nasceu em 1991 Ensino Médio

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube