EDIÇÃO - Ano I

MATINTA-PERERA

Ficção - Anori - Amazonas


Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
José Júnior Rodrigues
Produção:
Saleyna Borges
Imagens:
José Júnior Rodrigues
Edição:
Flávia Ribeiro
Elenco:
Gerina Adria Silva
Lu Domanni
Raimunda Rodrigues
Silmara Barbosa
Renato Alves
Paula Barros

MATINTA-PERERA

Ficção: Sexta-feira, meia-noite. A “visagem” faz ouvir o seu assobio forte. Galinhas são mortas, plantações destruídas, árvores derrubadas, canoas viradas. Dá febre nas pessoas, as grávidas ficam para abortar e todos tremem de medo diante da Matinta-Perera.

Conheça Anori: Fundação: 1956 / Localização: Região do Rio Negro-Solimões, a cerca de 210km da capital / 12.038 habitantes / 6.247km²

Município criado em 29 de dezembro de 1956. Seus primeiros limites foram fixados em 1970. Em maio, acontece a festa da Laranja, que oferece oportunidades para a agroindústria e o turismo. A festa tem sua origem no passado, quando, durante o mês de maio, os jovens se reuniam debaixo dos laranjais para saborear o peixe assado na brasa do muruxi, acompanhado de farinha de mandioca torrada. Na hora de chupar as laranjas, era preciso deixá-las no bagaço para depois promover uma “guerra de bagaço”. A retirada da maior fita da casca de laranja também era premiada, assim como a pessoa que se mostrava mais rápida na hora de descascar a fruta.

O AUTOR

José Júnior Rodrigues Pinheiro

Anori - Amazonas

Escolaridade: segundo grau Trabalha com produção de filmes e vídeos

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube