EDIÇÃO - Ano III

IBIRI: TUA BOCA FALA POR NÓS

Documentário - Iguaba Grande - Rio de Janeiro


Ficha Técnica
Roteiro, Direção e Produção:
Nilma Teixeira Accioli
Elenco:
Vitória Cristina Toledo Nunes
João Gabriel Cortez
Pedro Cortez
Imagens:
Alan Vitor de Andrade
Daniel Neves
Edição:
Tiago Araqilian Afonsso
Som:
Felipe David Costa Rodrigues

O vídeo retrata a vida de seis irmãs descendentes de escravos e nascidas em Papicu, região de São Pedro da Aldeia, da qual Iguaba Grande fazia parte. Depois de serem expulsas de forma violenta de sua casa, elas se escondem na mata, até conseguirem um pedaço de terra. Marcadas pela injustiça sofrida, fecham-se em seu pequeno mundo, do qual saem apenas para vender o pouco que podem cultivar.

Conheça Iguaba Grande: Fundação: 1997 / Localização: Região dos Lagos Fluminenses, a 100km da capital / 19.716 habitantes / 54km²

A história de Iguaba Grande remonta aos primórdios da colonização das terras que formavam a vasta região de Cabo Frio, da qual fazia parte. Os padres jesuítas catequizaram os povos indígenas tupinambás da região e ergueram, em 1761, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um dos marcos do povoamento, às margens da Laguna de Araruama. O município foi desmembrado de São Pedro da Aldeia (a antiga Aldeia dos Índios de São Pedro) em 1995, e instalado como município autônomo em 1997.

O AUTOR

Nilma Teixeira Accioli

Iguaba Grande - Rio de Janeiro

Nasceu em 1951 Formada em História e Museologia Professora

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube