EDIÇÃO - Ano II

EXPERIÊNCIAS E INVENTOS PEPINO

Documentário - Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo


Ficha Técnica
Roteiro e direção:
José Rivelino Guimarães
Produção:
José Rivelino Guimarães
Flávia Moraes
Imagens:
Orlando da Rosa Farya
Nardo Oliveira
Edição:
Orlando da Rosa Farya
Nardo Oliveira
Som:
Felipe Neves

O inventor Jéferson Dorzenoni, o Pepino, é conhecido por conta de suas criações curiosas. Pepino estudou apenas até a sexta série do ensino fundamental, mas fez vários cursos de eletrônica por correspondência. Sua oficina de conserto de aparelhos eletrônicos tem um nome que impressiona: Laboratório de Experiências e Inventos Pepino.

Conheça Venda Nova do Imigrante: Fundação: 1989 / Localização: Região Serrana, a 106km de Vitória / 18.752 habitantes / 188km²

Abandonadas com o fim da escravidão, grandes fazendas da região foram pulverizadas em pequenas glebas e vendidas, a partir do final do século 19, para algumas dezenas de famílias italianas. Os primeiros imigrantes chegaram por volta de 1890. Até a década de 1940, os habitantes da região falavam apenas o dialeto da Alta Itália. Esse quadro de isolamento começou a mudar com a construção da BR-262, que liga Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG). A Festa da Polenta celebra a cultura italiana no Espírito Santo. A principal atração é o “tombo” da polenta, preparada em uma panela com 1,70m de diâmetro e 1,20m de altura. Cozidos em um fogão de dimensões também gigantescas, cerca de 1.200kg de polenta são tombados sobre outra panela gigante. A festa acontece em outubro.

O AUTOR

José Rivelino Guimarães

Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo

Nasceu em 1970 Ensino médio completo Radialista

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube