EDIÇÃO - Ano IV

Duas Cruzes

Ficção - Cidreira - RS


Na beira da Praia da Cidreira, Vô Luli conta para os netos como um amor virou tragédia: a vontade de um pai pescador de dar uma vida melhor para a filha é decisiva na vida de Marina, que é obrigada a aceitar um casamento arranjado e a abandonar Juliomar. Esses acontecimentos provocam um maremoto de emoções, fazendo com que ela se refugie no mar e se entregue a uma eternidade de busca.

Ficha Técnica
Roteiro e direção: Lizzi Barbosa
Produção: Lizzi Barbosa e Casa da Cultura do Litoral
Imagens e edição: Ivan Therra
Som: Ivan Therra e Lutiano Weiss
Trilha sonora original: Ivan Therra, Adriano Sperandir e Cristian Sperandir
Elenco: Fabiola Luz, Luli Luz, Brigit Speggiorin, Oscar Lima, Henrique Soares, Jasmine Vasconcelos, Eduardo Gonçalves e Gustavo Webber

Conheça Cidreira: Fundação: 09 de maio de 1988/ Localização: Litoral norte do Rio Grande do Sul, distante 120 km de Porto Alegre / 12.654 habitantes / 246 km2 / Gentílico: cidreirense

Economia: Gira em torno da construção civil, comércio e serviços, agricultura, pecuária e pesca.

História: É a mais antiga praia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e, também, uma das mais próximas da capital. Após 1860 começaram a vir para Cidreira os primeiros veranistas, ficando em casas de palha, com chão de areia batida. Devido ao difícil acesso, não havia moradores, o que passou a ocorrer após a construção do primeiro farol. Em 1950 foi iniciada a construção da estrada ligando Porto Alegre ao litoral, desenvolvendo-se o processo de urbanização.

Festas: Devido a grande abundância de camarão, originou-se o Festival do Camarão, hoje denominado “Festa Estadual do Camarão e Frutos do Mar”.

Turismo: O balneário é considerado uma das maiores reservas de dunas da América Latina. Também conta com lagos para prática de esportes náuticos, plataformas para pesca, diversas praias, farol, concha acústica e calçadão à beira-mar, além de importantes restaurantes. Essa paisagem é procurada por muitas produtoras para a gravação de filmes, clipes e comerciais.

Patrimônio Histórico: A partir de 1930 começaram a surgir as primeiras casas de madeira, sendo construída também em madeira a Igreja Nossa Senhora da Saúde e os Hotéis Atlântico, Farroupilha, Castelo, Farol, Cidreira e outros.

O AUTOR

Lizzi Barbosa

Cidreira - RS

Nasceu em 1981 Graduada de Letras Pedagoga

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube