EDIÇÃO - Ano IV

Doce Amargo

Ficção - Dionísio Cerqueira - SC


Casado com Rosa e pai de Ana, Balduíno, um erveiro dedicado ao trabalho e à família, desperta para mais um dia de lida no corte da erva-mate. Motivado pela renda extra, espera ansioso o pagamento no final do dia para comprar a bicicleta de sua filha. Com a história, o filme destaca a vida simples do erveiro e os valores familiares.

Ficha Técnica
Roteiro, direção e produção:
Vanderlei Silva
Imagens, edição e som: Produtora Kinoarte
Still: Gabriela Seffrin e Camila Proencio
Trilha sonora original: Valdir Baptistella
Elenco: Marcelo Andre  Wundervald, Danielly Siqueira da Silva, Pricila Tobias, Anderson Pereira de Oliveira, Amilton Pimentel Cazuni e Valdir Antonio Bapstistella

Conheça Dionísio Cerqueira: Fundação: 30 de dezembro de 1953 / Localização: oeste catarinense, a 750 km de Florianópolis, na divisa com a Argentina / 14.811 habitantes / 377 km2 / Gentílico: dionisiense ou cerqueirense

Economia: Agricultura e importação e exportação, devido à sua localização próxima à fronteira com a Argentina.

História: A cidade foi colonizada por italianos e alemães vindos das colônias gaúchas e pertenceu a Chapecó até 1953, quando se tornou município. Dionísio Cerqueira, como todo o planalto remoto de Santa Catarina, fazia parte da região denominada “ex-Contestado”, na célebre questão de limites com o Paraná, resolvida em 1916, pelo acordo realizado no governo do Presidente Wenceslau Braz.

Origem do Nome: Homenagem aos serviços prestados pelo General Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, Engenheiro Militar e Chefe da Comissão Mista de Demarcação de Limites entre o Brasil e a Argentina.

Festas: Festa da Integração, em março, e Arraial da Fronteira, em junho.

Tríplice Fronteira: O mais interessante de Dionísio Cerqueira é a presença da tríplice fronteira. Inaugurado em 1903, quando o município ainda pertencia ao Estado do Paraná, é possível colocar um pé no Paraná, outro em Santa Catarina e esticar um braço em território argentino.Apesar de ter pouco mais de quatorze mil habitantes, a cidade parece mais populosa por estar ligada às cidades de Bernardo de Irigoyen (Argentina) e Barracão (Paraná). Sua localização estratégica acarretou inúmeros investimentos e levou o Governo Federal a construir no município o único Porto Seco do Mercosul. Em Dionísio Cerqueira está localizada a única passagem terrestre de Santa Catarina para os demais países do Mercosul.

O AUTOR

Vanderlei Silva

Dionísio Cerqueira - SC

Nasceu em 1976 Formado em Pedagogia Policial Militar

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube