EDIÇÃO - Ano IV

Do Violão Quebrado ao Ponto de Cultura Trabalharte

Documentário - João Neiva - ES


A trajetória de vida do mestre lutier Renato Casara e como ele, com sua visão social e empreendedora, inseriu a arte da luteria e da música em João Neiva, fazendo com que uma pequena cidade do interior do Espírito Santo se tornasse referência nacional na construção de instrumentos musicais artesanais.

Ficha Técnica
Roteiro e direção:
Robson Vésper
Produção: Robson Vésper e Estela Casara
Imagens: Orlando Farya
Edição: Orlando Farya e Nildo Neves

Conheça João Neiva: Fundação: 11 de maio de 1988 / Localização: norte do Espírito Santo, a 81 km de Vitória / 15.808 habitantes / 272 km2 / Gentílico: joão-neivense

Economia: Grandes empresas de siderúrgica, de engenharia, entre outras. A cidade também se destaca devido ao aparecimento de inúmeras micro e pequenas empresas, além da produção agrícola e da pecuária.

História: Em 1877, famílias italianas, entre elas a família Negri, fundam os povoados de Acioli e Demétrio Ribeiro, os dois núcleos populacionais mais antigos de João Neiva. Em 20 de dezembro de 1905, a Estrada de Ferro Vitória-Minas inaugura uma estação ferroviária em um terreno doado por Orestes Negri. Em torno da estação, surgiu a vila que se tornou sede do município.

Origem do Nome: Pedro Nolasco, idealizador da Estrada de Ferro, para homenagear o deputado federal baiano Sr. João Augusto Neiva, deu o seu nome à estação construída na região.

Festas: A Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, na propriedade da família Ceccato, entre Acioli e Barra do Triunfo, foi construída por Ceccato Giovanni Pietro. Anualmente, a 26 de maio, é realizada ali uma festa em sua homenagem, das mais tradicionais do município. O distrito de Demétrio Ribeiro também sedia anualmente uma importante comemoração da imigração italiana.

Turismo: A cidade conta com locais adequados ao agroturismo e ao turismo histórico, como Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro, com alguns casarões de fins do século XIX erguidos pelos imigrantes italianos. Em Demétrio Ribeiro é possível conhecer um pedaço da história da música por meio de um museu de instrumentos musicais.

Folclore e Cultura: O congo é uma das manifestações folclóricas que se destaca em várias localidades do município, com diversas bandas devotas de São Benedito. Em Barra do Triunfo, a Banda Musical Guilherme Baptista, fundada em 1907, tem como integrantes adultos e crianças que tocam música popular e música de origem italiana. Na cidade, também existe a Folia de Reis, a Banda Marcial de João Neiva, grupos de capoeira, o Coral Italiano Nona Saína, fundado em 1992 e dedicado às canções tradicionais italianas que são transmitidas de geração para geração.

O AUTOR

Robson Vésper

João Neiva - ES

Nasceu em 1990 Ensino Médio Artesão

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube