EDIÇÃO - Ano IV

Curva Elan Dias

Ficção - Curvelândia - MT


O jovem Elan Dias, após desentendimentos com o pai, desaparece misteriosamente na mata. Vestígios levam a crer que teria sido devorado por uma onça. O rapaz é reencontrado, e a partir daí passa a realizar curas na comunidade com a água da Caverna do Jabuti. Mas o fato de ter sido “devorado pela onça” faz com que as pessoas, inclusive seu pai, tenham medo de Elan. Por isso, mesmo prevendo um acidente, o jovem entra no caminhão e morre. Quarenta anos depois, ele está de volta.

Ficha Técnica
Roteiro e direção:
Maria Paraíba
Produção: Maria Paraíba e Daniele Bertolini
Imagens: João Bertoli
Edição: Rafael Jortez
Elenco: Mateus Franco, João Deneir Ferreira, Irineu Custodio Ferreira, Núbia Borges de Araujo, Jose Pereira da Silva, Ana Paula da Silva, Luciano Zumba e Lucineide Correia da Rocha

Conheça Curvelândia: Fundação 28 de janeiro de1998 / Localização: centro sul do Mato Grosso, região do Alto Pantanal, a 295 km de Cuiabá / 4.898 habitantes / 360 km2 / Gentílico: curvelandense

Economia: Desde a sua ocupação, as terras do município serviram ao plantio de grandes extensões de algodão, arroz, milho e criação da pecuária, sendo hoje a base econômica do município. Possui uma imensa diversidade ecológica e grande potencial turístico.

História: A ocupação da área começou há mais de dois séculos quando se iniciou a formação de Cáceres, cidade à qual pertencia até 1998. Ainda no século XVIII, os primeiros desbravadores sertanistas passaram por estas planícies habitadas apenas por índios. A ocupação das terras iniciou-se efetivamente na década de 70, quando o governo do Estado concedeu alguns títulos na faixa de fronteira Brasil/Bolívia, para fazendeiros imigrantes de São Paulo. Essas terras foram abandonadas e invadidas por outros imigrantes vindos de diversos estados, como Ceará, São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Cavernas: Curvelândia é considerada a capital estadual das cavernas. A caverna do Jabuti é a maior do Estado. Ao todo já foram descobertas e identificadas 22 cavernas, o que incrementa muito o potencial turístico do município. Há outros pontos turísticos como a lagoa do Salobinha, a caverna do Bugre e o rio Cabaçal, que forma belas praias no período de seca ao longo de seu leito.

O AUTOR

Maria Paraíba

Curvelândia - MT

Nasceu em 1973 Formada em Pedagogia Funcionária Pública

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube