EDIÇÃO - Ano II

CAJUEIRO COR MARROM-ESCURA

Documentário - Cajueiro da Praia - Piauí


Ficha Técnica
Roteiro, Direção e Produção:
Meire Nascimento
Imagens:
Valdo Siqueira
Edição:
Valdo Siqueira
Som:
Diego Rodrigues

Localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Rio Parnaíba, onde há rios e praias totalmente preservados e a presença do peixe-boi marinho em habitat natural, Cajueiro da Praia oferece roteiros para passeios em canoas. Um desses roteiros passa pela Rota do Café. Conta-se que, entre 1954 a 1966, postos clandestinos foram abertos nesses rios para escoar café contrabandeado de São Paulo e Minas Gerais com destino aos Estados Unidos e às Guianas.

Conheça Cajueiro da Praia: Fundação: 1997 / Localização: litoral, a 290km de Teresina / 6.148 habitantes / 271km²

Criado pela Constituição Estadual de 1989 e instalado no ano de 1997, Cajueiro da Praia é o último município do litoral piauiense, fazendo divisa com o Estado do Ceará. O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras (Sul do Piauí) e seu delta envolve áreas do Maranhão, Piauí e Ceará. No Piauí, a Área de Proteção Ambiental abrange os municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Praia. Nesse ambiente de águas calmas existe um habitat ideal para o peixe-boi. Por conta da importância econômica e social desse animal para a cidade, Cajueiro da Praia foi o primeiro município brasileiro a conceder o título de patrimônio natural ao animal.

O AUTOR

Meire Nascimento

Cajueiro da Praia - Piauí

Nasceu em 1985 Estudante do ensino médio Atua em projetos culturais e de desenvolvimento ambiental, econômico e sustentável

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube