EDIÇÃO - Ano V

As Benzedeiras do Azeitão

Documentário - São Domingos do Azeitão - Maranhão


Inspirados pela tradição e devoção, alimentados pela fé em Deus e com a intercessão dos santos, mulheres e homens ainda guardam um conhecimento passado de geração em geração, na pequena cidade de São Domingos do Azeitão, no Maranhão.
“Essas pessoas eram e ainda são chamadas de benzedeiras. Homens e mulheres que abriam suas portas para curar o corpo e a mente através de músicas, rezas e muita fé. Tirando quebranto, levantando arca, tirando sol, etc. Assim como as parteiras, as rezadeiras eram e são importantes na mente e no cotidiano dos sertanejos, já que mesmo com o avanço e universalização do sistema de saúde, o acesso ainda é precário, e a herança cultural se mostra muito forte.”

 

Ficha Técnica

Roteiro, Direção e Produção: Reinaldo Moraes Guimarães

Direção de Fotografia: Murilo Santos

Som Direto: Vilson Rosa

Edição: Murilo Santos

Elenco: Alzenira Mendes, Maria Resplande, Maria José Tiúca, Maria do Joaquinzin, Maria Júlia, Dondon Morena, Pedro Queireiz, Arthur Guimarães, Flávio Macêdo, Ionária Ducarmo, Iraci Barros, Iridan de Souza, Ítalo Gabriel Dina, Wileiane Dina de Souza, Ana Clara Pereira e Maria Pea.

 

Conheça São Domingos do Azeitão: Fundação: 1994/ Localização: Sul do Maranhão, a 478 km de São Luís / 6.983 habitantes/ 960,929km² / Gentílico: são-dominguense

História: O município de São Domingos do Azeitão foi oficialmente criado em 10 de novembro de 1994, tendo sido desmembrado dos municípios de Benedito Leite, Pastos Bons e Sucupira do Norte. Os municípios vizinhos são Mirador, Sucupira do Norte, Pastos Bons, Benedito Leite e São Félix de Balsas.

Turismo: O Museu Casa de Albuquerque é o principal ponto turístico da cidade. A Fazenda Estância Gaúcha também é local de visitação.

O AUTOR

Reinaldo Moraes Guimarães

São Domingos do Azeitão - Maranhão

Nasceu em 1979. Formado em Ciências Sociais.

Professor.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube