EDIÇÃO - Ano II

A MORTE DO VAQUEIRO RAIMUNDO JACÓ

Ficção - Serrita - Pernambuco


Ficha Técnica
Roteiro e Direção
:
Sônia Ferreira
Produção:
Sônia Ferreira
Sarah Hazin
Elenco:
Cicero Mendes
Chico Justino
Lívia Raquel
Irineu Oliveira
Maria Josivânia de Souza
Luíz Ferreira
José Matheus Ferreira Silva
Izabel da Silva Leite
João Ramos Pereira
Imagens:
Juliano Dornelles
Edição:
Juliano Dornelles
Som:
Pablo Nóbrega

Raimundo Jacó, vaqueiro afamado e grande aboiador, é traído e assassinado. O assassino foge, Raimundo se torna um herói. Parentes e amigos, a partir de então, passaram a celebrar a Missa do Vaqueiro no local onde Raimundo foi enterrado. A Missa do Vaqueiro é realizada no terceiro domingo de julho, em Serrita (PE), com a participação de vaqueiros de várias regiões do Brasil. Baseado em fatos reais.

Conheça Serrita: Fundação: 1934 / Localização: sertão pernambucano, a 486km de Recife / 17.121 habitantes / 1.604km²

Serrita fazia parte do antigo município de Salgueiro, do qual se separou, em 1928; abrigou várias famílias cearenses, vindas do Vale do Cariri, formando um núcleo de população rural. A Missa do vaqueiro teve sua origem com o assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, morto traiçoeiramente nas caatingas do Sítio Lages. O mito em torno de seu nome cresceu, transformando o local da tragédia em destino de romarias. A Missa do Vaqueiro é realizada anualmente, durante o mês de julho. Trata-se do segundo maior evento turístico do Estado de Pernambuco.

O AUTOR

Sônia Ferreira

Serrita - Pernambuco

Nasceu em 1960 Formada em Pedagogia, com especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Ensino de Arte em Educação Professora

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube