Revelando os Brasis | Tradição do Filó Italiano vira filme no Revelando os Brasis

EDIÇÃO - Ano VI

Tradição do Filó Italiano vira filme no Revelando os Brasis

A luz de tochas iluminou os caminhos mata a dentro e a cantoria italiana preencheu o silêncio da noite na cidade de Antônio Prado (RS). De quarta (dia 22) até domingo (dia 26/11), a cidade reviveu a tradição do Filó com as gravações do filme “Sempre é Tempo de Filó”, dirigido por Maria Odete Meotti Bairros. Moradora da cidade, Maria Odete foi selecionada na sexta edição do Revelando os Brasis. “O que mais me surpreendeu foi o fato de que pessoas que nunca tinham atuado fizeram cenas incríveis. Fizemos uma formação para atores, de alguns dias, e as pessoas corresponderam muito bem. As cenas ficaram lindas”, conta a diretora.

André da Costa Pinto, cineasta selecionado na segunda edição do Revelando os Brasis, realizou uma formação com atores locais. Ele chegou em Antônio Prado alguns dias antes do início das gravações para a Oficina. Um exemplo da superação dos atores foi Nanny Bocchese. Ela tinha emprestado a casa que funcionou com uma das principais locações do filme. Integrando a Oficina de Atores, ela decidiu participar também como atriz. “Ela aceitou o desafio e atuou numa das cenas mais difíceis, e também mais bonitas, que foi a cena do parto. A dona da casa, da nossa locação, virou a parteira! Foi incrível”, lembra Maria Odete.

Um dos principais desafios, na avaliação da diretora, foi gravar à noite. Como quase a totalidade das cenas do curta eram noturnas, as gravações entravam pela madrugada. “Tínhamos bebês, pessoas idosas, gente de todas as idades. Eles foram sempre muito pacientes, mesmo as gravações indo até às três da manhã!”. A preparação da luz adequada para as cenas foi outro desafio do trabalho noturno. “Demandou bastante tempo: depois de adequar a luz natural, tivemos que adequar a iluminação interna, com velas, tochas. Demorou bastante para chegarmos nessa iluminação ideal. Mas o resultado final valeu a pena. A fotografia está linda”, conta Maria Odete.

O filme “Sempre é Tempo de Filó” entra agora na etapa de edição. “Estou imensamente feliz. Muito feliz mesmo por ter tido essa oportunidade. Estou confiante que o resultado final do nosso filme vai ser maravilhoso, que as pessoas vão ficar orgulhosas de se verem na tela do cinema”, finaliza Maria Odete.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube