EDIÇÃO - Ano VI

BAIXA FUNDA – DESTINO DE UM POVO

Documentário - Urucuia - MG


Roteiro e Direção: Marcello Sannyos

Produção: Judson Nunes, Valmyr Wenik, Állef Durães, Kayk Nascimento

Entrevistados: Dona Joana, Domingas, Martin

Elenco: Ana Maria, Annalu Dias, José Cesário, Vandir França, Keliane Berto, Cacau Almeida

Direção de Fotografia: Bia Marques

Assistente Câmera: João Victor Borges

Som e Montagem: Will Domingos

Fotógrafo Still: Ratão Diniz

 

Documentário: Dona Joana, descendente de negros e índios, mãe de 11 filhos, relata suas histórias, anseios, crenças e o cotidiano na lida da vida rural na Comunidade Baixa Funda, em Urucuia, Minas Gerais.

“A história começa a partir do relato oral que a matriarca da comunidade, Dona Joana Martiliana, com seu 1,50 metros de altura, olhar sereno, de voz rouca, de pele negra e enrugada, com dentes apenas na parte inferior da boca e de aparência forte, com mãos calejadas da roça e de traços marcados pela simplicidade. Ela é a personagem central e a figura mais emblemática da comunidade. Por ser a mais velha, esta senhora guarda a sabedoria da vida e a história de seus antecedentes. É ela que transmite oralmente, assim como aprendeu, do seu modo simples, os fatos e causos ocorridos nos tempos passados.”

 

Conheça Urucuia: Fundação: 27 de abril de 1992 / Localização: Noroeste mineiro, a 608 km de Belo Horizonte / 13.604 habitantes / 2.076,942 km²

 

História: A história de Urucuia remonta ao desbravamento da região, por volta do ano de 1553, quando os bandeirantes passaram por ali mas não se fixaram. Com o passar do tempo, veio o Ciclo do Ouro, com a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores. Surgiu então a cidade de São Francisco, que inicialmente teve o nome de Pedra dos Angicos. Em 1891 foi criado o Distrito de Urucuia.

 

Economia: Urucuia tem sua economia baseada na agropecuária – especialmente café, carvão vegetal, eucalipto, gado de corte e produção de leite – assim como no artesanato e comércio.

 

Rio Urucuia: Nasce nos chapadões de Goiás e desce para o extremo Leste, alcançando as terras do Município de Buritis (MG). A partir dali, começa a receber afluentes em solo mineiro e a formar sua bacia hidrográfica. Em seu percurso, estão as cidades de Buritis, Arinos e Urucuia, até desaguar no rio São Francisco.

 

Petróleo: Em 2006 a Petrobras anunciou a maior descoberta de gás mineral da história do Brasil (um trilhão de metros cúbicos era a estimativa). Urucuia fazia parte daquele pedaço de terra que compreendia boa parte dos vales dos rios São Francisco, Urucuia e Paracatu. Nos anos seguintes, houve o leilão dos blocos de exploração, que em Urucuia foram arrematados pela Shell e pela Petra Energia.

O AUTOR

Marcello Sannyos

Urucuia - Minas Gerais

Nasceu em 1981. Ensino Superior. Produtor Cultural.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube