Revelando os Brasis | Luzia de Queiroz Cassiano

EDIÇÃO - Ano V

Simplesmente Lúcia

Documentário - Douradina - Paraná


Mulher de 80 anos que tem na memória poemas e cantigas que são para ela pedaços de vida vivida: tristes, alegres, patrióticos, críticos de amor… Lúcia brinca com as palavras e sentimentos do cotidiano.
“Gosta mesmo de cada coisa a seu tempo e lugar, especialmente as palavras, isso ela tira de letra. No rosto branquinho as marcas do tempo, a cabeça também branca, pois lá se vão 80 anos, mas a memória e o agir são de menina no jardim da infância encarando com euforia o palco e declamando suas poesias.”

 

Ficha Técnica

Roteiro, Direção e Produção: Luzia de Queiroz Cassiano

Direção de Fotografia: Mauricio Baggio

Som Direto: Rodrigo Janiszewski

Direção de Arte: Sônia Maria Furlan Sossai

Figurino: Maria de Jesus Pereira Utsunomiya

Edição: Emanuel Maciel

Trilha Sonora Original: Hetory Gabriel Volante, Leonardo Cassiano Lustosa Marques e Sarah Maria Furlan Brito

Elenco: Lúcia Verginacci Guimarães, Giovani Henrique Guimarães, Sidnei Ribeiro Guimarães, Rosangela Aparecida Segala Guimarães, Gilberto Ribeiro Guimarães, Maria de Jesus Pereira Utsunomiya, Milaine Cristiane de Oliveira Mota, Kellen Dela Torre SossaiHeim, Bárbara Camilly Goelzer de Lima, Valdineia de Andrade Pereira, Claudemir Vicente da Silva, Luzinete Aparecida de Almeida Rodrigues, Alunos da Escola Municipal Drummond de Andrade e Alunos da EJA de Douradina

 

Conheça Douradina: Fundação: 1º de fevereiro de 1983/ Localização: Noroeste do Paraná, distante 635 km de Curitiba/ 7.445 habitantes/ 419 km² / Gentílico: douradinense

História: Toda a região noroeste do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos Xetás. Com os projetos de colonização, a etnia foi praticamente exterminada. O vilarejo onde hoje está localizada a cidade surgiu nos anos 50, ocupado pela família de Antonio Lustosa de Freitas. Douradina teve seu território desmembrado do município de Maria Helena.

Origem do nome: O nome surgiu em função da Serra dos Dourados. Havia uma dúvida quanto a ser Douradinha ou Douradina. Quem fez a escolha foi Salvador Lopes Gomes, proprietário das terras onde se localiza o município.

Turismo: Douradina está inserida no cenário cultural e turístico do estado do Paraná por causa da tradicional Festa do Peão, realizada anualmente, desde 1987, no mês de fevereiro.

O AUTOR

Luzia de Queiroz Cassiano

Douradina - Paraná

Nasceu em 1956. Pós-graduada em Mídias Integradas na Educação.

Professora.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube