Revelando os Brasis | José Cocharski

EDIÇÃO - Ano V

Recomendação das Almas

Documentário - Irineópolis - Santa Catarina


Nesta antiga tradição de Irineópolis, um grupo de pessoas da zona rural sai à noite, durante a Quaresma, visitando as famílias da comunidade, cantando essa oração, acompanhada por um instrumento rústico de madeira chamado “Matraca”.
“A Recomendação das Almas é uma oração tradicional dos caboclos, remanescentes da ‘Guerra do Contestado’. Ela é executada por grupos de pessoas que saem nas noites da Quaresma, visitando as famílias e convidando-as a rezarem juntas. No município de Irineópolis (SC), somente uma família preserva essa tradição”.

 

Ficha Técnica

Roteiro, Direção e Produção: José Cocharski

Direção de Fotografia: Mauricio Baggio

Som Direto: Rodrigo Janiszewski

Edição: Emanuel Maciel

Trilha Sonora Original: Canto popular tradicional “Recomendação das Almas”

Elenco: Jordão Pereira, Francisca Pereira, José Adenilson dos Santos, Etelvina de Fátima Pereira, Enoêmia Padilha Pereira, José Luiz de Castro, Ondina Pereira, Elaine Pereira dos Santos, Raiane Pereira dos Santos, Rian Pereira dos Santos, Adenir Rodrigues Ferreira, Maria Isabel Pereira, Gustavo Rodrigues Ferreira, Maria Rosa Felipe dos Santos e Julie Priscila Quagliotto

 

Conheça Irineópolis: Fundação: 23 de abril de 1962 / Localização: norte de Santa Catarina, a 399 km de Florianópolis / 10.448 habitantes / 591 km²/ Gentílico: irineopolitense ou irineopolitano

Economia: A produção agrícola caracteriza-se pelo alto rendimento, provocado pela intensa mecanização no processo produtivo. Entre as principais culturas destacam-se as de feijão, fumo, soja, milho, trigo e arroz em casca.

História: Criado em 1962, o município é a junção dos distritos de Poço Preto e de Valões. No período de 1912 e 1916 toda a região esteve envolvida na Guerra do Contestado, uma batalha que tinha como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores com a exploração desenfreada da região e o problema de divisa entre os territórios em conflito. Após as revoltas, chegaram os primeiros imigrantes alemães, poloneses e, em menor escala, os italianos.

Origem do Nome: Homenagem ao ex-governador de Santa Catarina Irineu Bornhausen. Muitos moradores, considerando difícil a pronúncia do nome, preferem denominar o município de Valões, nome antigo do distrito.

Festas: Aniversário do município na semana do dia 22 de julho, Festas das Comunidades, no mês de setembro, e Festa da Benção das Sementes que acontece na localidade de Poço Preto, também em setembro. Culinária: Pirogue, churrasco, pratos à base de pinhão e chimarrão.

O Que Visitar: Fontes de água sulforosas, Museu Casarão da Família Domit, Pesqueiro e Pousada do Mazzi, Pousada Cipó, Pousada Água dos Valões, Museu Rural Hanz Alfredo Appel, Cachoeira do Amendoim e Usina do Despraiado.

O AUTOR

José Cocharski

Irineópolis - Santa Catarina

Nasceu em 1956. Formado em Pedagogia.

Professor.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube