EDIÇÃO - Ano VI

Tropel

Ficção - Guarujá do Sul - SC


Ficha Técnica

Roteiro e direção: Cesar Luis Theis

Direção de fotografia: Rafael Mazza

Técnico de som: Greco Nogueira

Edição: Luelane Corrêa

Produção local: Clarice Theis

Produção de set: Patricia Cortes

Direção de atores: André da Costa Pinto

Fotografia still: Ratão Diniz

Colorista: Glauco Guigon (Yellow Bunker)

Edição de áudio e mixagem: Bernardo Gebara

Elenco: Giovani Luis Lenharte, Gustavo de Bortoli, Maria Nelci Dreschi, Nelson Reinish

Arte do título: Analúcia Godoi

Assistente: Gustavo Miaciro

Ilustrações: Irson Barbosa

Maquiagem: Pâmela Markus

Trilha sonora: Chico Oliveira

 

Ficção: Tito é um menino que vive com seus avós no interior de Santa Catarina. Enquanto brinca e cresce, vai descobrindo nas histórias do avô mais do que palavras.

“Lembrei-me das histórias que contava, sentado em sua cadeira, com a cuia de chimarrão a mão, próximo ao fogão de lenha ou do velho galpão. Neste instante as lembranças trouxeram-me um leve sorriso, que alivia a dor do coração, apertado no peito. Coloquei a mão no bolso e ali estava o pequeno cavalinho de madeira, que meu avô havia feito com o canivete, ainda quando tinha sete anos de idade, com destreza e cuidado deu forma aquele pedaço de madeira, que carrego sempre comigo”.

 

Conheça Guarujá do Sul: Fundação: 30 de dezembro de 1961 / Localização: extremo oeste catarinense, a 735 km de Florianópolis / 4.908 habitantes / 100,219 km²

 

História: O atual município de Guarujá do Sul desmembrou-se de terras pertencentes a cidade de Dionísio Cerqueira. A colonização se deu a partir da década de 40 por imigrantes descendentes de italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul. Um rico empresário da região, que viajava com frequência para São Paulo, batizou a vila recém-fundada com o nome da praia paulista frequentada por ele. Como forma de subsistência e para conseguir espaço para a lavoura, os colonizadores dedicaram-se à extração de madeira até que as árvores se tornassem escassas.

 

Economia: A base da economia é a agropecuária, com destaque produção de leite, suinocultura, cultivo de milho, fumo, entre outros produtos agrícolas. A base da geração de empregos está na indústria de transformação, que compreende a agroindústria,  indústrias de móveis, estofados e marcenarias.

 

Coluna Prestes: Antes da chegada dos primeiros colonizadores, há vestígios da existência de clareiras feito por caboclos, cuja sua origem não se sabe ao certo. São diversos marcados pela existência de famílias caboclas. Onde hoje é a sede do município atual existia um descampado, local desmatado utilizado pelos caboclos para criação de porcos, que, em 1925, foi saqueado pela coluna Prestes. Diz-se que esses caboclos eram fugitivos da Guerra do Contestado, viajantes que chegavam e permaneciam na região.

O AUTOR

Cesar Luis Theis

Guarujá do Sul - Santa Catarina

Nasceu em 1983. Ensino Superior. Professor de História.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube