EDIÇÃO - Ano VI

Chica

Ficção - Lençóis - BA


Ficha Técnica

Roteiro e direção: Andrea Guanais

Assistente de direção: Joana Horta

Fotografia: Marcelo Abreu

Som direto: Gabriel Gussen

Montagem: Wallace Nogueira

Produção: Gesnen Gomes, Laís Andrade e Joana Horta

Elenco: Andrea Guanais Bezzera, Delmar Araújo, Delvan Dias de Souza, Gesnen Gomes da Silva Santos, Lucas Marques da Silva, Marciana Pereira da Silva, Rose Lane de Jesus dos Santos, Ricardo Boa Sorte, Samuel Gomes da Silva Santos, Sandoval Amorim dos Santos

Direção de arte: Scheley Schramm, Andrea Guanais e Joana Horta

Trilha sonora: Africania-Cd Ori

Finalização: Montanhas Filmes

 

Ficção: Uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.

 

“Todos os dias Chica subia a serra com seu cachorro e instrumentos de trabalho, nunca teve muito medo de ficar só e até gostava, o trabalho no garimpo sempre foi um desejo guardado de menina, do tempo em que ia levar comida para o pai no garimpo e ficava olhando o serviço com uma vontade enorme de segurar a bateia e a peneira e catar ela mesma seu diamante”.

 

Conheça Lençóis: Fundação: 1857 / Localização: Centro-Sul baiano, na Chapada Diamantina, a 410km de Salvador / 10.368 habitantes / 1.283km²

 

Economia: Entre as principais atividades econômicas estão o comércio e o turismo, principalmente o ecoturismo. Também se destacam o extrativismo mineral e a pecuária de pequeno porte.

 

História: Tem-se notícia de que o povoamento inicial do município ocorreu em 1844, nas margens do riacho São João, por criadores de gado. No entanto, o fator decisivo para o povoamento da região está ligado ao ciclo das atividades mineradoras de diamantes. Garimpeiros vindos de Minas Gerais e de Santa Isabel do Paraguaçu descobriram, no leito do córrego que divide a sede do município em duas partes, diamantes com abundância, o que fez incentivar a procura de novos garimpos onde o trabalho de extração de pedras preciosas fosse mais aconselhável.

Como era natural, a notícia do descobrimento correu rapidamente e, dentro de curto período, grandes quantidades de garimpeiros se deslocam para as margens daquele riacho diamantino.

 

Origem do Nome: Na época da povoação garimpeira houve falta de moradia para tanta gente, já que não havia material de construção no local. Para contornar a situação, muitos começaram por improvisar casas com paredes e cobertura de pano branco de algodão grosso, tecido que era usado nas vestes dos garimpeiros. Tais casas tanto serviam para negócios quanto para moradias e, em pouco tempo, havia grande número delas, aparentando, à distância, lençóis brancos estendidos.

 

Turismo: Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lençóis é o portal da Chapada Diamantina. Os principais atrativos são os casarios do século XIX; a história e cultura herdadas do garimpo; a Serra do Sincorá e os atrativos naturais de fácil acesso em todo o seu entorno.

O AUTOR

Andrea Guanais Bezerra

Lençóis - Bahia

Nasceu em 1972. Ensino Superior. Professora de Hitória.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube