Revelando os Brasis | Ana Paula Rocha

EDIÇÃO - Ano V

Afogados

- Palmeiras - Bahia


Relatos de moradores de Palmeiras relacionam a decadência do garimpo da região ao alto consumo de bebidas alcoólicas na comunidade.

“Cidade fundada a partir do garimpo de diamantes que tem sua história intimamente ligada ao alto consumo de bebidas alcoólicas. Apesar de apresentar depoimentos de moradores de um mesmo município, Afogados reforça a discussão sobre um sério problema que é ao mesmo tempo universal e particular.”

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Ana Paula Rocha

Produção: Carlos Alberto Rodrigues (Formiga), Geruza Umbelina da Rocha, Eric Almeida e Caroline Rocha

Direção de Fotografia: Gabriel Teixeira

Edição: Daniel Dourado Som: João Marcos “Tatu”

Trilha Sonora Original: Caroline Rocha

Elenco: José Alves de Oliveira Filho, Edvaldo José de Lima, Vanderval dos Santos Pinto, Lourival dos Santos Pinto, Edmundo da Silva Costa e Ednalva Alencar de Souza

Conheça Palmeiras: Fundação: 15 de janeiro de 1930 / Localização: região da Chapada Diamantina, a 439 km de Salvador / 8.410 habitantes / 657 km² / Gentílico: palmeirense

Economia: Entre as principais atividades econômicas estão o comércio e o turismo, principalmente o ecoturismo. Também se destacam o extrativismo mineral e a pecuária de pequeno porte.

História: Com a descoberta de diamantes na Fazenda das Palmeiras, em 1819, um grande contingente de garimpeiros chegou à região. Em 1930, Palmeiras se emancipou de Lençóis. A história do município possui ainda vestígios de grupos pré-históricos (pinturas rupestres), passagens indígenas, comunidades quilombolas, além de influências de movimentos alternativos.

Origem do Nome: Devido à abundância de palmeiras existentes no lugar.

Festas: A festa do padroeiro, Bom Jesus, ocorre em 06 de janeiro, juntamente com o Termo de Reis, e o aniversário da cidade em 15 de janeiro. O carnaval também é bastante movimentado.

Turismo: Destaque para as Cachoeiras da Fumaça, da Boa Vista, do Riachinho, do Rio Preto e o famoso Morro do Pai Inácio, os Vales do Cercado e do Capão, além das pinturas rupestres do Matão e a Gruta dos Impossíveis, todas na região da Chapada.

O AUTOR

Ana Paula Rocha

Palmeiras - Bahia

Nasceu em 1994. Estudante.

Voltar
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube