EDIÇÃO - Ano VI

Revelando os Brasis conta aventuras de um menino em busca da primeira bicicleta

“E lá fomos nós para a casa da Marina buscar uma bicicleta velha, a roda da frente nem pneu tinha, era só o aro. Mas foi naquela bicicleta, daquele tamanhão, com banco de mola sem capa e com aquele barulho do aro no asfalto que eu senti pela primeira vez a sensação de me equilibrar em uma bicicleta”. Foi assim que Carlinhos, um menino do interior paulista, aprendeu a andar de bicicleta e, a partir daí, foi atrás do sonho de ter a sua primeira bicicleta. A história é baseada nas memórias de Carlos Henrique da Costa, selecionado na sexta edição do Revelando os Brasis, e será transformada em filme. As gravações de “A Aventura da Primeira Bicicleta” acontecem de hoje (dia 07) até domingo (dia 10), am Águas de Lindóia (SP).

“Desde que voltei do curso no Rio, uma agenda de trabalho intensa consumiu muito tempo em pesquisas de locações, busca por objetos de cena, e na necessária e especial atenção às pessoas que se dispuseram a atuar ou de alguma forma colaborar com a realização do filme”, conta Carlos Henrique. O diretor conta que cerca de 50 pessoas irão participar das gravações do filme.

O filme contará com vários atores infantis. Na busca de elenco, Carlos visitou escolas públicas da região. “Desde o primeiro encontro, em que compareceram 41 crianças com os responsáveis, até durante os fins de semana em que fizemos os ensaios, pudemos perceber perfis de atuação que poderiam dar vida aos personagens”, relata. As bicicletas que serão utilizadas nas cenas também foram cedidas por membros da comunidade. Carlos conta que a expectativa é grande para as gravações e uma certeza ele já tem: “Cinema é uma arte que se faz em conjunto, e as pessoas são o que há de mais importante, sem elas nada acontece”.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

Confira fotos de Carlos Henrique da Costa durante o Curso de Formação Audiovisual no Rio de Janeiro.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

Galeria de Imagens

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube