O Projeto

Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias.

Os autores das histórias selecionadas participam de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Direitos Autorais, Mobilização e Pesquisa com o objetivo de transformar suas histórias em filmes com duração de até 15 minutos.

Depois, eles retornam às cidades para colocar em prática o que aprenderam, a fim de realizar o filme. Lá, membros da comunidade assumem funções dentro da equipe de produção, contribuindo para execução da obra. Após a edição e a finalização, as obras integram um circuito de exibição aberto e gratuito pelos municípios participantes e pelas capitais dos estados integrantes da edição.

Para que mais brasileiros tenham acesso ao material, as obras e entrevistas com seus autores são apresentadas em um programa especial realizado pelo Canal Futura em parceria com o Instituto Marlin Azul. Além disso, os vídeos são organizados em um Box de DVDs com distribuição gratuita entre os selecionados, organizações sociais e culturais, bibliotecas públicas, Pontos de Cultura, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras desde a primeira edição, e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil.

Nas quatro primeiras edições, participaram do projeto 160 cidades de todas as regiões do Brasil. Estas histórias escritas por seus moradores transformaram-se em filmes que continuam a percorrer novas estradas, passando por mostras, festivais, escolas, bibliotecas, pontos de culturas, programas televisivos de várias partes do país e do mundo.

O Revelando os Brasis continua a descobrir lugares repletos de histórias para contar. Em 2014, está acontecendo a quinta edição do projeto.

Voltar