EDIÇÃO - Ano VI

Lembranças da infância emocionam em noite de cinema em Águas de Lindóia (SP)

Se as lembranças dos doces momentos da infância já aquecem o coração, imagine transformar estas recordações em filme?! O assistente social Carlos Henrique da Costa, da pequena cidade paulista de Águas de Lindóia, viveu esta experiência na noite desta terça-feira (09/10), com o lançamento do filme “A Aventura da Primeira Bicicleta”, integrando o Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis VI.

Cerca de 300 espectadores participaram da sessão. Por causa da ameaça de chuva, a programação que aconteceria na Praça Adhemar de Barros foi transferida para o Centro de Convenções do Hotel Vacance.

As crianças do elenco e suas famílias chegaram ansiosas para ver o resultado das gravações feitas no município. A garotada se espalhou pelo carpete do espaço ao lado do diretor que mais uma vez voltou no tempo da infância.

A ficção foi a quarta obra de uma mostra de cinco filmes feitos por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes exibidas na noite de ontem. Todos vibraram com o filme ocupando a telona de cinema. Inspirada nas memórias de infância do diretor, a ficção conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, vivencia a descoberta de valores que levará para toda a vida. Ao final da noite, o diretor contou o que representou a experiência de participar do Revelando os Brasis:

“Estou tão feliz com tudo o que aconteceu. As pessoas que compareceram à sessão foram muito carinhosas. Foi um momento muito bacana, uma oportunidade inesquecível de compartilhar estas emoções. Quero agradecer a toda a equipe. Este trabalho do Revelando os Brasis é maravilhoso. Esta experiência de lembrar de algo que se passa na nossa infância, ter esta oportunidade de escrever um roteiro e depois fazer um filme e poder mostrar para as pessoas é algo assim indescritível. Eu realmente me emocionei bastante. Durante as filmagens, usei fotos da minha avó e meu avô e mostrei o presépio da minha mãe que é da minha infância. Por alguns instantes, voltei ao passado. Estava vivendo de novo aquela emoção. Tem emoções que a gente nem sabia que tinha porque estavam guardadas. Poder usar esta ferramenta do audiovisual, aprender esta arte e dirigir uma história inspirada em algo que realmente aconteceu com a gente é maravilhoso. É muito gratificante. Compartilhar isto especialmente com todas as crianças foi mais especial ainda. Eu me senti um pouco criança, me senti muito bem. Foi uma experiência humana muito boa. Com tantas coisas que acontecem no mundo, foi ótimo vermos que esta essência, aquela inocência de criança, aquela lembrança das coisas mais simples, das brincadeiras, ainda estão conosco. Estou me sentindo bem de ter hoje esta capacitação audiovisual e ter condições de poder contar outras histórias. Esta experiência nos estimula a colocar outras ideias no papel e transformar em filme. Estou apaixonado! Obrigada!”

A sessão encheu a equipe de alegria para seguir o caminho em direção a Barroso, em Minas Gerais, onde acontecerá a última exibição da caravana que saiu do Espírito Santo, em 22 de agosto, e vem percorrendo as cinco regiões do território brasileiro. Muito Obrigada, Águas de Lindóia! Gratidão pelo carinho e pela parceria da comunidade e pelo apoio da Prefeitura Municipal e do Hotel Vacance.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube